Início Mod. individuais Judo

Grand Prix de Judo: Portugal recebe etapa do circuito mundial pela 1ª vez

144
Grand Prix Portugal 2022 - Almada

Pela primeira vez na história do judo nacional, Portugal será palco de uma das etapas do circuito mundial, com a presença dos melhores judocas do globo. Portugal vai estar no calendário até 2025.

O Grand Prix Portugal 2022 irá realizar-se entre os dias 28 e 30 de janeiro no Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada, sendo também o primeiro evento do ano do Circuito Mundial Judo 2022.

Portugal garantiu, aliás, a integração no Circuito Mundial de Judo durante o Ciclo Olímpico Paris 2024, o que significará que, além da edição de 2022, Portugal fará também parte do calendário internacional em 2023, 2024 e 2025.

Isto, para já. A hipótese de, posteriormente, Portugal se manter na rota do judo mundial não está afastada.

Mais de 500 atletas

De acordo com a Federação Portuguesa de Judo, para o Grande Prix Portugal 2022 são esperados mais de 500 atletas de 80 países na primeira grande competição do ano, que concede 700 pontos para o ranking mundial aos vencedores de cada categoria.

Estamos felizes e orgulhosos de incluir Portugal no calendário, uma vez que têm sido muito activos nos últimos anos, com a organização bem-sucedida de campeonatos continentais e eventos mundiais para os veteranos e kata no seu currículo”, diz Marius Vizer, Presidente da Federação Internacional de Judo.

Todos podemos sentir-nos confiantes de que a abertura da temporada está em mãos muito fortes e é exactamente por isso que Portugal é o lugar perfeito para começar”, acrescentou Vizer.

Jorge Fernandes, Presidente da Federação Portuguesa de Judo, salienta a “grande honra” que Portugal tem em “receber pela primeira vez um Grand Prix”.

[A Federação] está empenhada em tornar esta etapa do circuito mundial uma referência, não só a nível organizacional, mas também do ponto de vista desportivo”, salientou.

Forbes Portugal