Início Mod. individuais Ciclismo

Taça Ciclocrosse: Mário Costa ganha a Taça; Joana Monteiro faz o pleno

84
Mário Costa - Ciclocrosse 2022 - Águeda

Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) continua em maré de vitórias. Após a conquista do Campeonato Nacional, no último domingo, ganhou hoje, em Águeda, a quinta e última prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse, arrebatando a classificação geral.

Joana Monteiro, também da equipa vilacondense, venceu as cinco provas da Taça de Portugal.

A poucas semanas de iniciar a época de estrada, Márcio Barbosa (ABTF Betão-Feirense) mostrou bom nível e foi o rival mais duro de Mário Costa.

O mano-a-mano entre ambos acabaria, no entanto, por pender para Mário Costa, que venceu a corrida com 10 segundos de vantagem sobre o corredor pacense.

O terceiro foi Vítor Santos (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), que chegou a Águeda em igualdade pontual com Costa, mas que não logrou vencer a Taça.

Mário Costa juntou, assim, a Taça de Portugal ao Campeonato Nacional. Terminou o conjunto de cinco provas pontuáveis com 260 pontos.

Vítor Santos somou 230 e Márcio Barbosa ficou-se pelos 108, completando o pódio da classificação geral.

A competição de elite feminina teve a mesma protagonista em todas as corridas da Taça de Portugal, Joana Monteiro, que venceu as cinco corridas.

Em Águeda, a corredora de Vila Nova de Famalicão cortou a meta em solitário.

Rafaela Ramalho (Clube BTT Matosinhos) ocupou o lugar imediato, a 32 segundos.

Leandra Gomes, companheira de equipa da vencedora, foi a terceira classificada, a 1m27s.

O ordenamento da geral final foi o mesmo: Joana Monteiro, com 300 pontos, Rafaela Ramalho, 175, e Leandra Gomes, 145.

Catarina Lopes (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) foi a primeira na prova que agrupa as sub-23 e as júniores, mas a geral da Taça já estava decidida a favor de Beatriz Sousa (BTT Loulé/Elevis), segunda em Águeda.

João Silva (Guilhabreu BTT) foi o melhor sub-23 masculino na corrida deste domingo, mas a Taça de Portugal vai para o palmarés de João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde).

Tomás Mota (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) foi o melhor júnior em Águeda, mas a Taça viajou na bagagem do segundo classificado de hoje, Rafael Sousa (Guilhabreu BTT).

Beatriz Guerra (BTT Loulé/Elevis) fez o pleno, ganhando as cinco provas pontuáveis na categoria de cadetes femininas. Na mesma categoria, no sector masculino, Miguel Pereira (Guilhabreu BTT) selou a conquista do troféu impondo-se na corrida de Águeda.

Em veteranos, a Taça de Portugal foi conquistada pelos masters 30 Rúben Nunes (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) e Ana Barata, pelos masters 40, Pedro Marques (BTT Seia) e Virgínia Moreira (Saertex Portugal/Edaetech), pelo master 50 António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e pelo master 60 Joaquim Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).

FP Ciclismo