Início Mod. colectivas Voleibol

EuroVolley: Sorteios das Golden League e Silver League realizaram-se hoje no Luxemburgo

53
CEV - Sorteios das European Golden e Silver Leagues

Os sorteios das European Golden League e da European Silver League, em masculinos e femininos, realizaram-se hoje no Luxemburgo sob a égide da Confederação Europeia de Voleibol (CEV).

A Selecção Nacional de Séniores Masculinos conheceu hoje os seus adversários na European Golden League, competição disputada por algumas das principais selecções europeias e que dá acesso à denominada Liga das Nações de Voleibol (Volleyball Nations League).

Portugal disputou pela primeira vez a VNL em 2019, após ter conseguido vencer a final da Volleyball Challenger Cup 2018, em Matosinhos.

Tal como em 2020 e 2021, a Selecção Nacional, orientada agora por João José, vai disputar a European Golden League, tentando repetir o feito de 2018 em que atingiu a Final Four da prova.

Na Golden League 2022, Portugal vai defrontar, na Pool A, novamente a sua congénere da Turquia (vencedora em 2019 e 2021), a Eslováquia e a Dinamarca.

É um grupo forte, com destaque para a Turquia, vencedora da última edição, e será sem dúvida um bom desafio. Claro que ao olharmos para o grupo, este pode parecer intimidante, mas é tudo uma questão de perspectiva, pois as outras selecções também nos respeitam e estarão certamente a preparar-se para uma Pool difícil.

A selecção mais importante do nosso grupo é a… nossa e é aí que irá estar o nosso foco e energia! Quanto às outras, iremos olhá-las como adversários que teremos que respeitar e ultrapassar se queremos crescer e atingir os nossos objectivos“, salienta o seleccionador João José.

A Pool A da EGL arranca no dia 25 de Maio, com o Dinamarca x Portugal e prolonga-se até ao dia 26 de Junho.

A European Golden League compreende três pools:

Pool A – Turquia, PORTUGAL, Eslováquia e Dinamarca
Pool B – Ucrânia, Espanha, Bielorrússia e Croácia
Pool C – Bélgica, República Checa, Estónia e Letónia

Os três melhores classificados de cada pool e o organizador apuram-se para a Final Four, que em 2022 será disputada na Croácia (18 e 19 de Junho). Se o organizador for o 1º classificado na sua pool, apura-se o 2º classificado desse mesmo grupo.

O primeiro classificado desta Final Four europeia – juntamente com o vencedor de 2021 –, irá disputar a Challenger Cup, onde irá encontrar os vencedores das competições continentais disputadas sob a égide da NORCECA (América do Norte e Centro), AVC (Ásia) e o vencedor do play-off entre o vencedor da CSV (América do Sul) e da CAVB (África), bem como o organizador desta fase [Portugal], num total de seis selecções.

O vencedor da Challenger Cup 2022 apura-se para a Liga das Nações de Voleibol de 2023.

Na European Silver League de femininos, a Selecção Nacional, orientada agora por Hugo Silva, vai defrontar, na Pool A, a Estónia, sua adversária na edição da ESL de 2021, a Suécia, que defrontou na fase de qualificação para o Europeu 2021, a Eslovénia e o Luxemburgo.

Neste grupo, o adversário mais difícil será a Suécia, tendo em conta que sempre perdemos com elas, mas a minha preocupação é a nossa Selecção e é com as nossas jogadoras que quero deixar algo de positivo no Voleibol feminino.

Queremos chegar a qualquer competição e ganhar, mas o processo de crescimento vai ser longo e iremos, primeiramente, focar-nos em nós próprios, de maneira a formarmos uma selecção com um modelo de jogo bom e capaz de discutir o resultado com qualquer selecção“, antevê o seleccionador Hugo Silva.

Como a presente edição da Silver League apresenta apenas uma pool, os dois primeiros classificados apuram-se para a final, agendada para o dia 2 de Julho. O vencedor da final qualifica-se para a European Golden League 2023.

A Pool A da ESL arranca no dia 25 de Maio, com o Estónia x Portugal e prolonga-se até ao dia 26 de Junho.

Leonel Salgueiro, Director Técnico Nacional, e João José, Seleccionador Nacional, foram os representantes portugueses nos sorteios realizados hoje pela Confederação Europeia de Voleibol (CEV).

Mais informações em www.cev.eu / www.fivb.com

FP Voleibol