Início Mod. colectivas Voleibol

Voleibol 2021: Clubes portugueses nas competições europeias

146
AJM FC Porto

As equipas portuguesas presentes nas diversas competições europeias de clubes jogam, amanhã e depois de amanhã, importantes cartadas para a sua continuidade em prova.

Em femininos, a AJM/FC Porto enfrenta, na primeira de duas vezes, a equipa germânica do Schwerin na Taça CEV, enquanto, em masculinos, a AJF Bastardo e o Sporting CP podem confirmar na quarta-feira a passagem aos oitavos-de-final da Challenge Cup.

Em femininos, a AJM/FC Porto vai defrontar, nos oitavos-de-final da Taça CEV, as alemãs do SSC Palmberg Schwerin, em jogo que poderá ser seguido em directo no Porto Canal.

A primeira mão está marcada para amanhã (12h00) no Dragão Arena, no Porto, e a equipa de arbitragem será formada pela húngara Ágnes Batkai-Katona e pelo espanhol Alexis Fuentes Barrasa. O árbitro de reserva é a portuguesa Raquel Portela.

O jogo da 2ª mão realiza-se no dia 14 de Dezembro (19h00 locais), na Alemanha.

Por seu turno, a AJ Fonte do Bastardo, que venceu pela margem máxima (3-0: 25-20, 25-15 e 25-14), a equipa do KV Peja no Kosovo, disputa depois de amanhã (17h00 locais) a 2ª mão dos 16 avos-de-final da Challenge Cup em casa, mais concretamente no Complexo Desportivo Vitorino Nemésio, na Praia da Vitória, Ilha Terceira, nos Açores.

Para assegurar a passagem aos oitavos-de-final, os açorianos precisam apenas de pontuar, podendo até perder pela diferença mínima (2-3), pois passariam a somar quatro pontos contra dois dos seus adversários.

Se perderem por 0-3 ou 1-3, os pupilos de João Coelho ficarão empatados em pontos com a formação do Kosovo e terão de disputar um Golden Set.

Igualmente na Challenge Cup, o Sporting CP, que venceu por 3-1 (25-17, 21-25, 25-16 e 25-10), no Pavilhão  Multiusos de Odivelas, o OK Nis no jogo da primeira mão dos 16 avos-de-final da Challenge Cup, volta a defrontar os sérvios na quarta-feira, desta vez no Sportski Centar Cair de Nis.

O Sporting CP precisa apenas de pontuar, podendo até perder pela diferença mínima (2-3) – passaria a somar quatro pontos contra os dois do seu adversário – e mesmo assim garantir o acesso aos oitavos-de-final.

Se perderem por 0-3 ou 1-3, os pupilos de Gersinho ficarão empatados em pontos com os sérvios e terão de disputar um Golden Set.

Em 2019, o Sporting CP foi 3º classificado na Challenge Cup, após ter sido afastado da final pelos italianos do Vero Volley Monza.

Em 2020, a equipa leonina voltou a atingir as meias-finais, onde iria defrontar os italianos do Allianz Powervolley Milano (actual detentor do troféu), mas a pandemia de Covid-19 impediu a realização da fase final da prova.

Na Challenge Cup de 2021, o Sporting CP e o SL Benfica foram 9ºs classificados e a AJF Bastardo 17ª.

Na Liga dos Campeões, o SL Benfica, que está inserido na Pool D da 4ª Ronda e que perdeu (0-3: 19-25, 16-25 e 23-25) na Rússia com o Zenit Saint Petersburg na primeira jornada, recebe nas próximas rondas os alemães do Berlin Recycling Volleys (15 de Dezembro) e os sérvios do Vojvodina NS Seme Novi Sad (12 de Janeiro de 2022).

FP Voleibol