Início Mod. individuais Ciclismo

Ciclocrosse: Vítor Santos e Joana Monteiro triunfam em Abrantes

42
Joana Monteiro - Taça Ciclocrosse 2021 - Abrantes

Vítor Santos e Joana Monteiro, ambos da equipa Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde, ganharam, neste domingo, a primeira prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse, disputada em Abrantes.

Apesar de ser a disciplina de inverno por excelência, o arranque da Taça de Portugal de Cciclocrosse entre a elite masculina deu-se com clima primaveril.

À temperatura atmosférica morna correspondeu uma corrida sem duelos escaldantes, devido ao domínio absoluto da equipa Axpo/FirstBIke Team/Vila do Conde.

O campeão nacional, Mário Costa, esteve sempre na frente, juntamente com o colega de equipa Vítor Santos. Os dois corredores da equipa vilacondense deixaram toda a concorrência para trás, cedo ficando claro que a vitória sorriria a um deles.

O melhor foi Vítor Santos. Conseguiu cortar a meta isolado, com Mário Costa 10 segundos. A luta pelo terceiro lugar foi, essa sim, muito apertada, com vários corredores a passarem por esse lugar ao longo da prova.

Na linha de meta foi Márcio Barbosa (ACDC Trofa/WProtek) a colocar-se em lugar de pódio, a 45 segundos do vencedor. João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) foi o melhor sub-23.

Joana Monteiro foi a mais forte da corrida de elite feminina, disputada por quatro corredoras. A minhota dominou do princípio ao fim, terminando com uma vantagem de 3m35s sobre a colega de equipa Marta Branco. A terceira classificada, a 3m44s, foi Rafaela Ramalho (Clube BTT Matosinhos).

Rafael Sousa (Guilhabreu BTT) impôs-se na corrida de júniores, enquanto no sector feminino, na prova que misturou júniores com sub-23, ganhou Beatriz Sousa (BTT Loulé/Elevis).

Os protagonistas das provas de cadetes foram Miguel Pereira (Santa Cruz/Botelhos.pt) e Beatriz Guerra (BTT Loulé/Elevis), vencedores isolados das corridas masculina e feminina, respectivamente.

Entre os veteranos impuseram-se os masters 30 Ismael Graça (Ciclismo 20 Km Almeirim/Restaurante o Forno) e Patrícia Rosa (CE Gonçalves/Azeitonense), os masters 40 Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Virgínia Moreira (Saertex Portugal/Edaetech), o master 50 António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e o master 60 Joaquim Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).

Hugo Ramalho (Clube BTT Matosinhos) ganhou a corrida de juvenis, uma prova de iniciação ao ciclocrosse, que não tem classificação geral da Taça, mas que, ainda assim, mobilizou 12 ciclistas de oito clubes diferentes.

A segunda etapa da Taça de Portugal de Ciclocrosse disputa-se já no próximo domingo, em Melgaço.