Início Extra Competição

AutoClássico Porto regressa à Exponor, de 30 de Outubro a 1 de Novembro

104
AutoClássico 2021

É já também um clássico na cidade do Porto e uma data aguardada pelos aficionados dos veículos antigos. A AutoClássico Porto está de volta com mais de 250 expositores.

Depois do adiamento da edição de 2020, a AutoClássico Porto regressa à Exponor, em Matosinhos, de 30 de outubro a 1 de novembro. A XVIII edição da maior mostra ibérica de veículos clássicos e de coleccionador irá reunir mais de 250 expositores, entre os quais as principais marcas de automóveis e motos.

Sendo uma verdadeira “meca” para os aficionados dos clássicos, o evento celebra, este ano, algumas das datas que marcam o universo motorizado.

A começar pelos 135 anos do automóvel, com a exposição de uma réplica autorizada do primeiro veículo “projectado” para ser movido a motor, o Benz Patent-Motorwagen.

Outras homenagens terão lugar nesta edição, como os 50 Anos do Fiat 127, icónico modelo italiano dos anos 70 e que em Portugal vendeu mais de 3,8 milhões de unidades; os 35 Anos do BMW M3; os 80 Anos do primeiro exemplar da Jeep, produzido no período da Segunda Guerra Mundial pelo governo americano para transportar os seus soldados; os 60 Anos da Renault 4L, modelo que se mantém no imaginário dos apaixonados pelo mundo automóvel e ainda os 60 Anos do Jaguar E-type, um verdadeiro ícone dos anos 60.

Destaque ainda para o Concurso de Elegância, onde irão “desfilar” alguns dos modelos mais apreciados no sector clássico, entre os quais o Ferrari Dino, o BMW M1 e o Porsche 356 Speedster.

Os apaixonados por clássicos estão também convidados a participar no evento. Além do parque para automóveis com mais de 30 anos, serão organizadas duas concentrações: Fiat 127 e Porsche Clube Portugal.

Mas nem só de veículos se faz a AutoClássico 2021. O evento divide-se em cinco áreas, organizadas ao longo de 28.000 metros quadrados. A programação inclui a apresentação de dois livros de Adelino Dinis, “Circuito de Cascais 1963-66” e “Giovanni Salvi” – O Italiano Mais Rápido de Portugal, e ainda do livro do Museu do Caramulo, “Colecção de Automóveis, Motos e Bicicletas”.

Está prevista ainda uma homenagem ao piloto português de rally Joaquim Santos.

O evento irá promover ainda várias atividades paralelas, como certificação de veículos pelo Museu do Caramulo, pista de Slot Cars, presença de Clubes, venda de automóveis e motociclos, venda de artigos de automobília, venda de peças para veículos, apresentação e venda de serviços direccionados aos veículos motorizados e ainda um passeio em Veículo Militar.

A AutoClássico está aberta ao público entre as 10h00 e as 21h00, dias 30 e 31 de outubro, e das 10h00 às 20h00, no dia 1 de novembro (feriado).

As entradas têm o custo de 10,00 € e podem ser adquiridas online ou à porta do recinto. Os visitantes que pretenderem juntar à exposição o seu veículo com mais de 30 anos, no Parque Clássico, têm acesso a bilhetes com preço reduzido de 8,00 €, por pessoa (duas pessoas por veículo).

AutoClássico