Início Mod. individuais Ralis

Alejandro Cachón e Alejandro Lopez são os Campeões da Peugeot Rally Cup Ibérica 2021

104
Alejandro Cachón / Alejandro ‘Jandrin’ Lopez - Peugeot Rally Cup Ibérica 2021

Títulos que apenas garantiram no derradeiro rali de uma copa que, de há quatro anos para cá, se corre nos mais diferentes palcos da Península Ibérica, numa coorganização entre a Peugeot Portugal e a Peugeot Espanha.

Foi uma decisão tirada a ferros, que apenas se tornou definitiva no final das 6 Especiais em asfalto que serviram de palco ao sexto e último confronto do ano, com vantagem para os novos “Campeões” que, assim, se impuseram a Alberto Monarri / Ángel Vela, dupla que apesar de ter vencido este Rally RACC Catalunya – foi a sua primeira vitória do ano – apenas logrou os louros de Vice-Campeões.

Outra das duplas em destaque nesta prova que encerra a Temporada 4 da copa ibérica da Peugeot foi a dos “Campeões” de 2018, Roberto Blach / José Murado, num sólido 2º lugar final, logo à frente dos agora “Campeões” de 2021 Cachón / ‘Jandrin’, num rali que teve no final sete exemplares do 208 Rally4, cumprindo os 112,02 quilómetros cronometrados de troços.

Vêm das Astúrias os “Campeões” desta Temporada 4, que terão a sua consagração oficial na Cerimónia de Entrega de Prémios da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2021, evento a realizar em data e local a anunciar.

Aí estarão em destaque os laureados, mas também todo o conjunto de mais de 20 pilotos, cerca de 30 navegadores e respectivas estruturas que adoptaram os competitivos PEUGEOT 208 Rally4 como cavalo de batalha e contribuíram para mais uma época de enorme e saudável competitividade, em que a discussão dos títulos se prolongou até à derradeira prova.

Realizou-se hoje a sexta e última prova da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2021, tendo como palco as seis Especiais da 1ª Etapa do Rally RACC Catalunya – Costa Daurada, rali que foi, também, o segundo da época integrado no calendário do Mundial de Ralis (WRC), depois do Vodafone Rally de Portugal, em maio.

Foram duas sequências de três troços de suster a respiração, pois estava em jogo não só a vitória no rali catalão, como a própria atribuição dos títulos de “Campeões” da iniciativa coorganizada há quatro anos pela Peugeot Portugal e Peugeot Espanha, assente na estrutura logística da Sports & You.

Em luta pelos títulos de 2021 estiveram Alejandro Cachón / ‘Jandrín’ e Alberto Monarri / Ángel Vela, os únicos que, à partida deste rali, podiam almejar tal resultado, após uma época de seis provas, divididas entre Portugal e Espanha.

Ambos enfrentaram os 112,02 quilómetros cronometrados deste rali, juntamente com seis outros adversários, igualmente espanhóis e aos comandos dos seus Peugeot 208 Rally4.

Finda a contenda, coube a Alberto Monarri e Ángel Vela subir, pela primeira vez este ano, ao lugar mais alto do pódio para o champanhe da vitória numa prova da copa, mas a festa maior fazia-se entre os elementos da equipa adversária, fruto da conquista de uns muito suados títulos de “Campeões” por parte de Alejandro Cachón / ‘Jandrín’.

A dupla das Astúrias apenas somou os 17 pontos do 3º lugar, resultado que, somado à vantagem que trazia, se revelou mais do que suficiente para bater os adversários Monarri / Vela, eles que garantiram os 25 pontos da vitória e um adicional de 4,15 pontos pelos cinco melhores tempos em troços (da ES2 à ES6; o melhor tempo na ES1 foi de Roberto Blach / José Murado).

Descontado o pior resultado do ano do pecúlio de cada um (segundo o Regulamento Desportivo, apenas se contabilizam as melhores 5 pontuações da época, do total de 6 ralis), Cachón / ‘Jandrín’ terminam a época com 112,9 pontos válidos, impondo-se por 6,77 pontos e sagrando-se, assim, “Campeões” da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2021.

Importante referir que associado a esses títulos, Alejandro Cachón e Alejandro ‘Jandrín’ Lopez garantem o acesso ao valioso Prémio Final, que se traduz num Programa Oficial em 2022, em Portugal ou Espanha, aos comandos de um carro da categoria “Rally2”, de entre as propostas do catálogo da Stellantis Motorsport, e na estrutura de ralis da Sports & You.