Início Mod. individuais Motociclismo

Speedway: Discovery e FIM apresentam novo formato e calendário oficial 2022

3
FIM Speedway GP

Discovery Sports Events, a empresa promotora da competição para os próximos 10 anos, revelou a nova identidade de marca da competição e todas as novidades deste desporto motorizado em fase de crescimento.

Revelado o calendário internacional oficial de Speedway com mais eventos ao longo da temporada e o regresso da Taça do Mundo FIM, que chega à Polónia em julho de 2023.

Tony Rickardsson, campeão do mundo de Speedway e piloto de maior sucesso na modalidade, converte-se no primeiro embaixador mundial da competição.

A Discovery Sports Events e a Federação Internacional de Motociclismo (FIM) uniram-se para revelar os projectos para o futuro do mundo do Speedway, bem como as novidades da competição para a próxima temporada.

A marca do grupo Discovery dedicada à gestão de eventos desportivos internacionais será a promotora oficial desta modalidade durante os próximos 10 anos, conforme anunciado no ano passado em comunicado conjunto com o órgão regulador do motociclismo desportivo, dando a conhecer a nova identidade da marca da competição, bem como os detalhes da nova temporada que terá início em 2022.

A principal novidade revelada pela Discovery Sports Events e pela FIM foi a unificação, a partir de 2022, de todas as categorias sob uma nova designada SGP, que inclui o SGP (FIM Speedway Grand Prix), o SGP2 (F FIM Speedway U21 World Championship), o SGP3 (FIM Speedway U16 World Championship) e um novo SGP4 de nível internacional.

No calendário não faltarão outras grandes competições como o SON (FIM Speedway of Nations) e o SWC (FIM Speedway World Cup), que está de volta em 2023 pela primeira vez desde a sua última edição em 2017.

Com este acordo pretende-se dar a conhecer o Speedway a um público mais amplo e conseguir um crescimento a longo prazo desta modalidade de desporto motorizado, tendo como principais prioridades:

● Aproximar os fãs das melhores histórias deste desporto ao longo de todo o ano, tendo os pilotos como grandes protagonistas.

● Aumentar o alcance da competição a nível internacional, ampliando a distribuição deste desporto tanto em televisão como em plataformas digitais.

● Melhorar a experiência do próprio evento e também através dos ecrãs para criar uma comunidade de fãs que desfrutam de uma experiência total.

● Ampliar o alcance do Speedway através de novos eventos numa temporada com mais provas.

● Alcançar um público mais jovem na busca pelos campeões do futuro.

Novo Formato SGP e Calendário Oficial 2022

A partir do próximo ano, o calendário da nova e ampliada temporada SGP inclui até 13 jornadas em 2 continentes, com 15 pilotos permanentes e uma inscrição local ‘joker’ por sede.

Para melhorar o dinamismo e desenvolvimento da modalidade, e potenciar a experiência dos fãs, toda a acção da competição é concentrada num único dia.

O novo formato de corrida de 20 mangas, 2 semifinais e 1 final acontece a cada sábado à noite. Os treinos e qualificação que normalmente decorriam na sexta-feira anterior à corrida, decorrem no mesmo sábado à tarde para oferecer 24 horas de puro motociclismo.

O novo calendário de 2022 permite que o Speedway tenha uma presença contínua ao longo da temporada para reunir as melhores histórias em torno deste desporto, para além de promover uma maior exposição mediática de cada categoria.

A temporada de 2022 vai ser discutida entre abril e novembro e inclui a realização de três eventos SGP2 (maio, julho e outubro), um evento SGP3 (agosto) e uma semana extra em julho, na qual os fãs podem desfrutar alternadamente do SON e da SWC em pleno verão.

 

Aposta na inovação

A nova temporada de 2022 conta com um amplo leque de novidades para melhorar a experiência dos fãs – tanto nos locais de realização das corridas como na experiência audiovisual – e aproximá-los ainda mais de toda a acção da competição. A produção do próprio evento e a cobertura televisiva vão contar com:

● Novas boxes

● Palcos centrais no coração de cada corrida

● Estúdios de televisão

● Novas ‘Fan Zones’ SGP para o público

● Uma app para seguir o Speedway em qualquer lugar

Calendário oficial

Speedway GP