Início Extra Competição

Euro 2024: UEFA apresenta a nova identidade visual em Berlim

99
UEFA EURO 2024 - Logo

A identidade visual do UEFA EURO 2024 foi revelada ontem à noite, no Estádio Olímpico de Berlim, na Alemanha, onde o torneio se realizará, em 10 cidades, de 14 de Junho a 14 de Julho de 2024.

A nova identidade visual promove um EURO que recebe todas as pessoas e celebra a diversidade.

A VMLY&R Branding Lisboa desenvolveu o logotipo, que nasce a partir das bandeiras das 55 nações associadas da UEFA, combinando as suas cores e reflectindo a forma da cúpula do Estádio Olímpico de Berlim, que será a casa do futebol em 2024.

Depois de já ter desenvolvido as identidades visuais do UEFA EURO 2020 e da UEFA Nations League, a agência de branding portuguesa voltou a ser escolhida pela UEFA para desenvolver a marca do próximo Europeu de Futebol.

A ideia de que o futebol estará ao acesso de todos e que todos estamos convidados a celebrá-lo, é o mote para o vídeo de apresentação da marca (disponível em https://youtu.be/MhIWsGyjdqQ ).

O vídeo joga com visuais de estádio e monumentos icónicos das cidades que irão receber o torneio, mostrando fãs, de todas as idades, todas as diferenças e de toda a Europa, a chegar juntos à Alemanha, para celebrar o evento.

Para reforçar esta ideia de que o torneio pertence a todos os fãs, de igual forma, foi desenvolvida uma tipografia exclusiva, que teve na origem do seu desenho todos os alfabetos existentes na Europa, em vez do processo habitual de desenvolvimento de uma tipografia, que é adaptada do latim para os restantes alfabetos.

“É fantástico ver o logo do UEFA EURO 2024 ser revelado no icónico Estádio Olímpico de Berlim. De agora em diante, o torneio tem uma identidade visual que reflete a ambição que a UEFA tem, em conjunto com a Federação Alemã (DFB) e as cidades anfitriãs: um EURO que é verdadeiramente para todos! Durante um mês, estaremos unidos pelo futebol, mesmo no coração da Europa”, referiu o presidente da UEFA, Aleksander Čeferin.

O director criativo da VMLY&R Branding Lisboa, Hélder Pombinho, acredita que “este é o início de uma nova era para os UEFA EURO“.

“É a primeira vez que um torneio é organizado por um país, mas genuinamente pertence a todos os fãs de futebol”.