Início Mod. individuais BTT

José Dias conquista medalha de bronze no Mundial de Maratona BTT

21
Mundial de Maratona BTT 2021 - Pódio

O corredor português concluiu o Campeonato do Mundo de Maratona BTT (XCM), em Itália, na terceira posição, conquistando assim a medalha de bronze. Tiago Ferreira terminou a prova na 9ª posição.

Disputaram-se hoje os títulos mundiais de maratona BTT (XCM), nos sectores masculino e feminino, em Capoliveri, na Ilha de Elba, em Itália.

José Dias e Tiago Ferreira foram os corredores portugueses chamados para representar a selecção nacional nesta prova, que se adivinhava bastante dura, com um percurso de 115 quilómetros de extensão.

Andreas Seewald (Alemanha) e Diego Cuervo (Colômbia) colocaram-se na liderança, seguindo isolados com uma vantagem que rondava os 40 segundos.

No primeiro grupo perseguidor, e a disputar a medalha de bronze, seguia José Dias (Portugal).

Quando faltavam cerca de 10 quilómetros para o final da corrida, Andreas Seewald começou a ganhar vantagem sobre o seu adversário directo, que acabaria por ficar para trás.

O mesmo fez o português, que conseguiu deixar para trás a concorrência e isolar-se em terceiro.

José Dias seguiu a solo até ao final da prova, sem dar qualquer hipótese aos adversários que seguiam na perseguição. Cortou a meta na terceira posição, para ocupar o terceiro lugar do pódio e com ele ganhar a medalha de bronze.

Não estava à espera e ainda não consigo acreditar. Tentei chegar a estes campeonatos do mundo na minha melhor forma, estive sempre atento durante a prova e consegui manter-me na frente.

O ritmo foi muito forte logo na primeira volta e, na segunda, vários corredores começaram a ficar para trás. Coloquei-me o melhor possível e resguardei-me ao máximo a partir daí.

Cortar a linha de meta no terceiro lugar é um sentimento indescritível e inexplicável. Todo o sacrifício e todo o trabalho que tenho feito valeram a pena. Um resultado destes compensa tudo isso”, revelou José Dias.

Tiago Ferreira conseguiu fechar este Campeonato do Mundo de Maratona BTT com um top-10, ao terminar na nona posição.

O vencedor foi Andreas Seewald, que conquistou o título com uma vantagem de 2m24s sobre Diego Arias Cuervo e 5m31s sobre José Dias.

O seleccionador nacional de BTT, Pedro Vigário, acreditava que poderia trazer uma medalha para Portugal, objectivo esse que foi alcançado com sucesso.

Já sabíamos que o circuito ia ser muito duro e tornou-se ainda mais com a presença de vários corredores de topo mundial, como o Nino Schurter.

O grupo ficou todo partido logo no início da corrida, depois de ter sido imposto um ritmo muito elevado. Sabia que o José estava em muito boa forma e, no momento decisivo da corrida, estava lá.

Conseguiu manter-se sempre entre os três primeiros e com isso alcançar o seu primeiro grande resultado, afirmando-se perante os melhores do mundo.

O Tiago fez uma prova mais contida e não conseguiu seguir no grupo da frente, dada a elevada velocidade imposta pelos adversários. Esteve sempre a recuperar lugares até ao final e conseguiu somar mais um top-10″.

FP Ciclismo