Início Mod. colectivas Basquetebol

U17 Europe Cup: Portugal prepara-se para a estreia em campeonatos 3×3

5
FIBA 3×3 U17 Europe Cup - Portugal

A poucos dias no início da FIBA 3×3 U17 Europe Cup, que se realiza de 17 a 19 de setembro no Ocean Campus, em Pedrouços, Lisboa, ultimam-se os preparativos para aquela que será a estreia de Portugal em campeonatos da Europa de 3×3.

É um grande orgulho acolher uma competição como esta, seja de 3×3 ou de 5×5”, confessa João Leitão, vice-presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol.

Ainda que sejam a mesma modalidade, são vertentes bastante distintas e o MVP de um jogo de 5×5 pode não o ser num jogo de 3×3. Os atributos dos atletas são diferentes, o jogo é distinto e com movimentos mais rápidos. Acontece muita coisa num curto espaço de tempo”, explica João Leitão.

Para o antigo internacional luso, o contacto com a vertente de 3×3 desde cedo é fundamental para a sua dinamização.

Faz todo o sentido iniciarmos este trabalho nos escalões mais jovens. Temos algumas ambições a médio prazo, mas a curto prazo o nosso objectivo é difundir a modalidade ao ponto de que ela seja jogada, falada e conhecida pelos agentes da modalidade e pelo público em geral”, assevera.

O vice-presidente também destaca o papel da iniciativa 3×3 BasketArt na dinamização da modalidade.

Ter um campo em cada um dos 308 municípios tem o estímulo de ser um sítio que pode receber um evento FIBA 3×3, e também de lançar a prática do desporto, uma vez que qualquer pessoa pode levar o seu filho ou neto e desenvolver o gosto pela modalidade”, afirma.

É extremamente importante acolher um evento como este, até porque nos dá uma noção daquilo que é a elite, neste caso no escalão sub17, da atividade 3×3”, explana João Leitão, que destaca as participações recentes das selecções nacionais de séniores dos torneios de qualificação e olha para o futuro.

Se trabalharmos bem a partir da base, podemos aspirar a resultados interessantes a médio-longo prazo, que é o motivo para esta nossa aposta”, conclui.

FP Basquetebol

Artigo anteriorPatinagem Artística: Conseguidas 9 medalhas no Europeu em Riccione, Itália
Próximo artigoMundial de Futsal: Concluída a 1ª Jornada esta terça-feira