Início Mod. colectivas Hóquei em Patins

Hóquei em Patins: Portugal sagra-se Campeão Europeu Sub-19 em Paredes

3
Selecção Portuguesa de Hóquei em Patins 2021

Portugal sagrou-se ontem, em Paredes, campeão da Europa de hóquei em patins no escalão de Sub-19, ao derrotar a selecção espanhola por 4-1, na final do europeu.

O jogo começou de forma bastante equilibrada, com as duas equipas a não quererem arriscar demasiado na área adversária. A oito minutos do final do primeiro tempo, os espanhóis aproveitaram a vantagem em power play e marcaram o primeiro golo da partida, resultado com que se chegou ao intervalo.

Na segunda parte, a equipa das quinas voltou determinada a dar a volta ao resultado e conseguiu, com Lucas Honório (MVP do campeonato) a marcar três dos quatro golos que deram a vitória à equipa, assim como o guarda-redes Guga Bento, que defendeu todas as investidas dos espanhóis.

No final da partida, com Espanha a tirar o guarda-redes e a jogar com cinco jogadores de campo, Tiago Sanches estabeleceu o resultado final em 4-1, garantindo a conquista do título Europeu para Portugal.

Este é o 20º título para Portugal, que o tinha conquistado pela última vez em 2016 (na então categoria de sub-20), em Pully, Suiça.

No final da partida, o seleccionador Vasco Vaz não escondeu a emoção e fez questão de agradecer a todos os seus jogadores, afirmando que foi uma equipa que “esteve unida até ao fim“.

Sabíamos as dificuldades que tínhamos e conseguimos ultrapassá-las, graças a esta juventude que está aqui, e que tem futuro. Pela forma como se empenhou, a atitude que teve em campo e que demonstrou, os meus parabéns a estes rapazes que foram briosos“.

Mesmo antes do intervalo já podíamos ter dado a volta ao resultado. Não conseguimos, paciência, não fomos eficazes. No entanto, a segunda parte foi toda nossa. Dominámos totalmente e acho que ainda ficaram mais golos por marcar“, completou.

Para Vasco Vaz, esta vitória passa a importante mensagem que “o hóquei está vivo, bem vivo e vai continuar vivo“, pois “com esta estrutura, com esta rapaziada, penso que o hóquei tem futuro“.

E Portugal tem de se impor e vai continuar a impor-se, começando pelas camadas jovens e, já em outubro, na Mealhada [campeonato da Europa de Séniores Femininos], vamos continuar.

Depois, em novembro [campeonato da Europa de Séniores Masculinos], estaremos cá também para conquistar. É uma questão de imposição do hóquei em patins como modalidade de elite em Portugal“, afirmou.

FP Patinagem

 

Artigo anteriorBasquetebol: Inaugurado novo campo 3×3 BasketArt, em Valongo
Próximo artigoAndebol: FC Porto conquista Supertaça 2021/22 no Pavilhão da Nazaré