Início Mod. individuais Sim Racing

Automobilismo: Nasceu o Campeonato de Portugal de Sim Racing

749

A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), o Automóvel Clube de Portugal (ACP) e a Sports&You vão organizar e promover os primeiros campeonatos nacionais de Simulação Automóvel, um universo também conhecido como Sim Racing.

Um projecto inovador, disruptivo, orientado para um futuro que é já… hoje.

Atentas a todo o fenómeno dos eSports, ou desportos electrónicos, as três entidades decidiram unir esforços e conhecimentos para criarem os primeiros Campeonatos Nacionais de Simulação Automóvel, seguindo a tendência e também a orientação geral da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

O Sim Racing nacional tem verificado um crescimento assinalável e sustentado, suportado no trabalho que diversas comunidades têm vindo a realizar.

Mas, a partir de agora, os entusiastas da modalidade passam a lutar pela concretização de um objectivo maior: o de serem reconhecidos como Campeões de Portugal de Sim Racing.

Um importante passo para o Sim Racing, que, deste modo, passa a ter o estatuto de modalidade federada.

Entendemos que este projecto pode trazer mais pessoas para o nosso desporto e ser uma porta de entrada para outras modalidades. Os jovens são, habitualmente, aqueles que mais se dedicam a esta modalidade e todos sabemos que precisamos de encontrar novos talentos. Aliás, não seria a primeira vez que isso aconteceria através das corridas virtuais“, afirma Ni Amorim, Presidente da FPAK.

O ACP e a Sports&You, como parceiros, serão determinantes na promoção e organização das corridas. Por isso, estou certo de que será um sucesso”, concluí.

Já Carlos Barbosa, Presidente do ACP, considera que “este fenómeno dos eSports tem verificado um crescimento sem paralelo, ao qual não podíamos ficar indiferentes. Inovar e diversificar faz parte do ADN do ACP, pelo que decidimos em parceria com a FPAK e a Sports&You criar estas novas competições.

O universo da simulação automóvel está repleto de talentos de todas as idades que é preciso incentivar e reconhecer ao mais alto nível. Este é um projecto que além de lançar uma nova disciplina estimula novas formas de adesão de jovens ao desporto motorizado, como o ACP também faz, todos os anos através da sua Formação de Karting, outro projecto único em termos nacionais.”

A presença da Sports&You, justifica-se, segundo José Pedro Fontes, pelo facto de “como empresa ligada ao mundo do desporto automóvel, cuja atuação abrange todas as vertentes da mesma, desde a preparação de carros de competição, à organização de competições, à venda de automóveis de competição e peças, não podemos deixar de estar presentes num projecto desta natureza.”

Cada vez mais é mais desafiante para um jovem iniciar a sua carreira na competição automóvel e definitivamente este pode ser um caminho. Os simuladores são cada vez mais usados por pilotos profissionais como ferramentas de trabalho e já há inúmeros exemplos de pilotos que fizeram a transição do virtual para o real com sucesso.

Os Campeonatos de Portugal de Simulação Automóvel são competições inclusivas, abertas a todos, sem excepção. Numa primeira fase, vão realizar-se dois campeonatos: um de monolugares com recurso a um Fórmula 3 e um de GT’s (corridas de resistência por equipas).

Os vencedores são reconhecidos como Campeões de Portugal, estando previstos prémios monetários de cerca de 10 mil euros a dividir por ambas as competições.

Todos os interessados em participar, desde que tenham nacionalidade portuguesa ou domicílio fiscal em Portugal, podem já a partir de hoje tirar a “Licença E”, através do portal FPAK (em https://portalqa.fpak.pt/auth/view/login) que será gratuita.

Entre 18 e 21 de setembro, realiza-se a pré-qualificação, uma sessão permanente de treinos cronometrados, onde todos os pilotos têm de realizar o melhor tempo possível, pois o mesmo será crucial para determinar a divisão em que vão concorrer, sendo cada divisão constituída por 25 concorrentes.

No final da temporada há lugar a subidas e descidas de divisão, consoante a classificação obtida.

A primeira prova do Campeonato de Portugal de Velocidade eSports, que utiliza o Fórmula 3, vai realizar-se no dia 6 de outubro no emblemático circuito inglês de Silverstone e a sexta e última prova deste campeonato terá lugar a 15 de dezembro. Cada jornada é composta por duas corridas, uma de 25 e outra de 40 minutos.

Já o Campeonato de Portugal de Endurance eSports, arranca a 25 de outubro, com uma corrida de 4 horas na pista Americana de Road Atlanta e tem mais quatro provas de 6 a 8 horas de duração, terminando a 18 de dezembro.

Nestes Campeonatos de Portugal de Simulação Automóvel, cada participante utiliza o seu computador pessoal para aceder à plataforma iRacing, uma das mais prestigiadas e utilizadas por estrelas do automobilismo como Max Verstappen, Lando Norris ou António Félix da Costa.

Mais desenvolvimentos estão previstos para um futuro próximo. O alargamento das competições a outras disciplinas virtuais do desporto automóvel, como os Ralis, Ralicross ou Montanha, está já a ser estudado.

Também a inclusão de consolas de videojogos virá reforçar o caráter inclusivo deste projecto.

FPAK