Início Mod. colectivas Futsal

Lituânia 2021: Portugal focado na conquista de uma medalha

28
Portugal - Futsal

A dois dias de iniciar o ciclo final de jogos de preparação para o Campeonato do Mundo de futsal Lituânia2021, Portugal continua focado na obtenção de uma medalha, superando a edição realizada na Colômbia, na qual foi quarto.

André Coelho, fixo do FC Barcelona, integrante do estágio de Viseu, é um dos jogadores que ainda faz a ligação desse Mundial de há cinco anos, quando era um dos jogadores lusos mais novos.

O nosso foco sabemos bem qual é: uma medalha. As nossas expectativas estão altas. Estamos focados na fase de grupos, porque sabemos perfeitamente a dificuldade que representa ultrapassar a fase de grupos.

O nosso foco está em superar o resultado da Colômbia e, portanto, uma medalha está no nosso grande objectivo“, assume o jogador, que alinhará na sexta­-feira e domingo nos últimos jogos de preparação, contra o Paraguai.

Em declarações ao site da FPF, André Coelho destacou a experiência de esta ser já a sua segunda presença em fases finais.

Na Colômbia disputei a minha primeira fase final e claro que senti o facto de ser dos mais novos – o nervosismo inicial… No Europeu, já consegui abordar de forma diferente a fase final.

Faz parte do processo de crescimento. Já estou na selecção há cinco anos, pelo que a minha capacidade de gerir as emoções está melhor. Estou a crescer cada vez mais e espero estar em grande, a fazer e a dar tudo pela selecção.

André Coelho era o segundo mais jovem da equipa no Mundial da Colômbia em 2016, e o mais jovem dos campeões da Europa na Lituânia, em 2018. Em cinco anos somou 63 internacionalizações e 18 golos e já é referência para os mais jovens.

Revejo-me neles. Tive a sorte de ter tido grandes professores – o João Matos, o Ricardinho, o Cardinal, o Bebé, o Vítor Hugo… tive um leque de exemplos que me permitem, atualmente, tentar fazer o papel deles e estou a fazer o meu melhor para os acolher.

Eu sou mais um a ajudar. Neste caso, já estou do lado oposto, ou seja, a recebê-los. Tive tão bons exemplos que tornam o meu papel, de ajudá-los a integrarem-se connosco, muito mais fácil“, explicou.

Depois de jogar contra o Paraguai, a selecção lusa segue então para a Lituânia, para o Mundial que se disputa entre 12 de setembro e 3 de outubro. A comitiva lusa viajará no dia 9 de setembro (quinta-feira) para Kaunas.

Portugal joga as partidas da fase de grupos a 13, 16 e 19 de setembro, diante de Tailândia, Ilhas Salomão e Marrocos, respectivamente. Os dois primeiros encontros serão jogados em Kaunas e o terceiro em Klaipeda.

Lusa