Início Mod. individuais Ciclismo

Medalha de Ouro para Maria Martins nos Europeus de Pista

118
Maria Martins - Europeus de Pista 2021

A corredora portuguesa sagrou-se ontem campeã da europa de omnium, em Apeldoorn, nos Países Baixos. Em competição estiveram ainda Rodrigo Caixas, 12º classificado na respetiva prova de omnium, e Beatriz Roxo, 8ª na corrida por pontos.

Depois do diploma olímpico, Maria Martins deu mais uma alegria aos portugueses, ao colocar a bandeira nacional no lugar mais alto do pódio. A corredora disputou a corrida de omnium, na categoria de sub-23, da qual se sagrou vencedora, conquistando assim o título de campeã da europa da disciplina.

É um orgulho enorme ver a Maria conquistar esta medalha”, disse Gabriel Mendes, seleccionador nacional de pista.

Foram vários anos de trabalho para conseguir chegar até aqui e estou muito feliz por ela. Esta é uma medalha que ela já perseguia há muito tempo.

A última corrida foi muito difícil de controlar, mas ela correu de forma exemplar. Eram muitas as atletas na luta pelo pódio e tivemos de dar uma volta de avanço. A partir daí ela controlou muito bem a corrida e não deu hipótese às adversárias”.

Maria Martins fez uma corrida em crescendo, melhorando a cada prova do concurso de omnium. No scratch, terminou na sétima posição, melhorando para a quinta na corrida tempo.

Na prova de eliminação, uma das suas corridas de eleição, a corredora conquistou a segunda posição, partindo em quarto na geral para a derradeira prova, a corrida por pontos.

Numa prova em que as oito primeiras classificadas tinham possibilidade de subir ao pódio, a corredora portuguesa sabia que a tarefa de conseguir uma medalha não seria fácil.

No entanto, apesar de muito controlada pelas adversárias, Maria Martins conseguiu dar uma volta de avanço que lhe garantiu a subida ao primeiro lugar, que segurou até ao final.

Não dá para explicar. Ainda não tenho palavras para descrever o que sinto. Quem me acompanha desde muito nova sabe o quanto esta vitória é importante para mim. Já perseguia esta camisola há muito tempo e sempre acreditámos muito que era possível.

Sabíamos que última corrida ia ser louca, visto que as oito primeiras estavam na luta pelas medalhas. Sabíamos que tínhamos de pontuar e que a melhor defesa seria o ataque. Quando olhei para o ecrã e vi que estava em primeiro não quis acreditar.

Ouvir o hino nacional foi um dos momentos mais bonitos da minha vida. Foi pura felicidade. É impossível descrever. Nunca vou esquecer este momento”, revelou Maria Martins, emocionada.

Também a disputar o concurso de omnium de sub-23 no dia de hoje esteve Rodrigo Caixas. O corredor estreante em campeonatos da europa de pista terminou no 15º lugar em scratch, 12º na corrida tempo, 16º na corrida de eliminação, fechando com uma corrida por pontos de grande nível que lhe garantiu o 12º lugar no final da prova, com 49 pontos.

O vencedor da prova foi o dinamarquês Matias Malmberg, com 123 pontos.

Segundo o seleccionador nacional, “o Rodrigo fez uma corrida bastante boa, apesar de a primeira prova não ter corrido tão bem. O concurso de omnium masculino é muito exigente e esta foi a estreia dele em campeonatos da europa de pista.

Esteve muito bem na última corrida, sempre activo e atento, marcando alguns pontos nos sprints intermédios. Esteve muito bem e deu muito boas indicações para o futuro”, afirmou Gabriel Mendes.

Em competição, em júniores femininas, esteve ainda Beatriz Roxo. A corredora disputou a corrida por pontos, na qual terminou na oitava posição. O título europeu foi entregue a Alena Ivanchenko, da Rússia.

O seleccionador nacional sublinhou a prestação positiva da atleta na sua estreia em campeonatos da europa.

A Beatriz é uma atleta jovem ainda em formação. Tem mostrado uma boa evolução e esteve muito bem na corrida. Penso que estes campeonatos da europa foram muito importantes para ela continuar a evoluir enquanto atleta e vamos continuar a trabalhar arduamente.

FP Ciclismo