Início Mod. individuais Karting

FIA Academy Trophy: Noah Monteiro vence a 1ª prova internacional

7
Noah Monteiro - FIA Academy Trophy 2021 - Adria

O piloto da Skywalker Young Guns, Noah Monteiro, começou a segunda jornada do FIA Karting Academy Trophy em Adria, Itália, da melhor forma possível, destacando-se entre os 50 pilotos inscritos.

Depois de ter conseguido uma excelente quinta posição à geral na qualificação, Noah entrou em pista ciente de que tinha andamento para estar na frente e demonstrou isso mesmo na primeira corrida de qualificação, conquistando o quarto lugar, um bom prenúncio para a corrida seguinte. E assim foi.

Com a confiança em alta, na segunda corrida de qualificação, Noah atacou o primeiro lugar de forma destemida e não mais largou essa posição, terminando a corrida com 5 segundos de vantagem para o segundo classificado.

A primeira vitória a nível internacional e logo num troféu como este, impressionando toda a gente com a evolução que foi capaz de demonstrar este ano.

Estava tudo a correr na perfeição e até melhor do que se poderia esperar para o jovem piloto, que este ano se estreia a nível internacional e na categoria Júnior.

No entanto, na terceira manga, e enquanto discutia a liderança da corrida, Noah teve um toque com um adversário que o atirou para fora de pista e o deixou com uma roda dianteira bloqueada, impedindo-o de continuar. Ainda assim, este resultado permitia-lhe sair para a Grande Final de 14º lugar num total de 36 pilotos qualificados.

Mas, o pior estava para vir. O piloto da Skywalker Young Guns viu-se impossibilitado de participar devido a uma desclassificação por ter tentado, aquando do acidente, desbloquear a roda presa no para-choques dianteiro com o pé, o que foi interpretado como uma violação das regras do troféu.

Um final inglório para quem estava a ter um desempenho notável.

Nem sei explicar como fiquei triste com a situação. Estávamos tão bem, tão competitivos e acreditava mesmo que iria fazer uma boa corrida. Evoluímos bastante ao longo do fim-de-semana e aprendi tanto em pista. Mas depois tudo acaba com a desclassificação.

Não sabia que não podia fazer aquilo… só queria desbloquear a roda para poder voltar à corrida e correr atrás do prejuízo. Foi uma frustração enorme.

Mas fica a satisfação de ter andado na frente, de ter vencido uma corrida, e de ter mostrado em pista o resultado do trabalho que temos levado a cabo este ano“, referiu o jovem piloto, já focado na última corrida da época.

A próxima corrida acontece a 28 e 29 de Agosto em Genk, a última prova do ano das IAME Euro Series.