Início Mod. colectivas Andebol de Praia

Andebol de Praia: Portugal luta por lugar no Mundial

6
Andebol de Praia 2021 - Portugal

A Selecção Nacional Masculina enfrentará a Noruega numa vaga para a quinta posição; já a Selecção Nacional Feminina jogará com os Países Baixos.

Em masculinos, Portugal falhou o acesso às meias-finais, ao sofrer uma derrota frente à Dinamarca, por 2-0. Apesar do grande equilíbrio no encontro, a formação de Paulo Félix perdeu o primeiro set, por 17:10, conseguindo reequilibrar ainda mais as contas; no entanto, acabou por conceder a vitória ao adversário, no segundo set por 15:14.

Rui Rodrigues foi o melhor marcador de Portugal, totalizando 10 pontos. No jogo de classificação que dava acesso à luta pelo 5º lugar, Portugal enfrentou França, com um primeiro set vencido de forma contundente, por 27:17; no entanto, acabou por perder o segundo set por 12-19, levando o jogo a shoot out, no qual venceu por 11:10.

A Selecção Nacional disputará assim o 5º lugar, uma marca história, para uma selecção que ficou em 17º na época 2019.

No jogo dos quartos-de-final falhámos bastante na finalização mas mesmo assim podíamos ter levado o jogo para contra-ataques. Algumas decisões incorretas, na minha opinião, não nos permitiram vencer o segundo set.

O jogo com a França foi um jogo de grande garra e muito coração, os atletas estão exaustos nesta fase da competição e o facto de termos 12 atletas permite alguma gestão que foi essencial ao longo do Europeu.

Amanhã jogamos com a Noruega, atual vice campeã europeia, pelo 5º lugar e tenho a certeza que este grupo vai deixar tudo dentro de campo”, comentou Paulo Félix, timoneiro da Selecção Nacional.

Já as femininas, enfrentaram Espanha, na luta por um lugar nas meias finais, acabando por perder por 2-0, com um primeiro set em que a congénere espanhola esteve melhor, vencendo por 23:16 e manteve a toada no segundo set, fechando o resultado a 24:16, com Margarida Sá Pessoa a totalizar 12 pontos.

No encontro da tarde, que dava o apuramento ao 5º lugar, Portugal averbou uma vitória por 1-2, apesar do grande equilíbrio no encontro, a Hungria venceu o primeiro set, por 22:18, mas as lusas não deixaram escapar a liderança por 14:15, no segundo set, levando o encontro a shoot out, no qual venceram por 4:7.

A Selecção Nacional Feminina irá lutar assim pelo 5º lugar no Campeonato da Europa.

“Depois da derrota sofrida contra a Espanha esta manhã, o grupo manteve-se unido e conseguiu recuperar para lutar pela oportunidade de chegar a um 5º lugar que dá uma passagem directa para o Mundial do próximo ano.

É difícil, depois de perder a oportunidade de conseguir uma medalha, que a mentalidade mude tão rapidamente. Mas traçámos um novo objectivo e acabámos por o alcançar.

Amanhã temos um jogo difícil contra os Países Baixos, mas sem dúvida vamos dar tudo por aquela vaga desejada no Mundial”, afirmou Agustin Collado, Seleccionador Feminino.

Portugal joga amanhã o quinto lugar, frente à Noruega em Masculinos e Países Baixos em Femininos, às 10h00 e 11h00 na SPORTTV, sendo que o quinto lugar dá acesso directo ao Campeonato do Mundo.

FP Andebol