Início Mod. colectivas Basquetebol

FIBA U20 F Challenger: Portugal com a melhor exibição desde o arranque, frente à Rússia

16
FIBA U20 F 2021 - Portugal x Rússia

A Selecção Nacional ainda não venceu no FIBA U20 Women’s European Challenger, mas rubricou a melhor exibição desde o arranque da competição.

Apesar da excelente prestação lusa, a Rússia conseguiu superiorizar-se nos momentos finais do encontro.

Portugal esteve perto de alcançar o primeiro triunfo no Challenger de Sub20 femininos depois de uma exibição personalizada por parte das comandadas por José Araújo, Pedro Dias, Fátima Freitas e João Pedro Vieira.

Tal como tem sido recorrente nos encontros anteriores, Portugal voltou a entrar bem em campo e logo no quarto inicial equilibrou as contas no marcador ao ir para o segundo quarto com apenas um ponto de desvantagem (17-18).

Antes do intervalo a Selecção Nacional viria a apresentar a sua melhor versão, limitando a Rússia apenas a 10 pontos marcados (17-10).

A boa exibição portuguesa perdurou no regresso dos balneários, com Portugal a saber gerir a vantagem que trouxe da primeira parte; no entanto, já dentro dos dez minutos finais, a equipa nacional teve dificuldades em manter a produção ofensiva apresentada até então.

Com um parcial de 7-21 no último quarto, a congénere russa passou para a liderança do encontro, fixando o resultado final em 60-66. Realce para as prestações inspiradas de Carolina Cruz (17pts, 11res, 2ast, 4rb, 2dl), Sara Guerreiro (12pts, 4res, 1ast, 1rb, 1dl) e Ana Teresa Faustino (11pts, 5res, 2ast) que assumiram o protagonismo no conjunto português.

No final do encontro, a poste portuguesa Carolina Cruz, reconheceu o sabor agridoce da derrota, mas reconheceu que a exibição bem conseguida aumentou os índices de confiança da equipa.

Depois de dois jogos, conseguimos ser consistentes nos dois lados do campo. Conseguimos encarar o jogo de forma mais paciente e também fomos mais inteligentes.

Apesar da derrota amargar, a exibição deu-nos alguma moral para os desafios que se seguem. Para aquilo que resta deste Challenger, vamos dar o nosso melhor sabendo de antemão o quão difícil será o adversário de sábado, a Turquia. Vamos lutar pela vitória!”, assegurou.

A Selecção de todos nós vai ter pela frente o primeiro e único dia de descanso neste Challenger de Sub20 femininos, regressando às quatro linhas no sábado para o embate com as anfitriãs turcas. O jogo pode ser acompanhado em direto.

FP Basquetebol