Início Mod. colectivas Andebol de Praia

Europeu de Andebol de Praia: Portugal passa aos 4ºs de final

21
Europeu de Andebol de Praia 2021 - Varna

A Selecção Nacional Masculina perdeu com a Croácia mas venceu a Suécia no jogo seguinte e qualificou-se para a próxima fase; equipa Feminina derrotou a Polónia no único jogo do dia.

A estreia no Main Round do Campeonato da Europa de Andebol de Praia, a decorrer em Varna, na Bulgária, foi positiva para as Selecções Nacionais Masculina e Feminina de Portugal.

As comandadas de Agustín Rodríguez realizaram apenas um jogo esta quinta-feira e venceram a Polónia por 2-1, enquanto que a equipa masculina perdeu o primeiro encontro diante da Croácia por 2-0, num jogo marcado por um forte equilíbrio e que foi decidido apenas através de golo de ouro mas, mais tarde, derrotou a Suécia por 2-1, o que valeu a qualificação para os Quartos de Final da competição.

A equipa orientada por Paulo Félix começou a participação no Main Round com uma derrota difícil de digerir, dado o equilíbrio que se verificou em todo o jogo e em que Portugal esteve sempre na luta por um triunfo diante da Croácia.

O primeiro set terminou com um triunfo dos croatas pela margem mínima (17-16) e o segundo teve mesmo que ser decido através de golo de ouro, após um empate a 25 golos registado no final dos 10 minutos.

Acabou por ser a Croácia a levar a melhor e a conseguir o triunfo por 2-1, mas Portugal haveria de responder da melhor forma possível, mais tarde.

Quatro horas depois, foi a vez da equipa portuguesa medir forças com a Suécia, num jogo também ele bem disputado em que o primeiro set foi ganho pela formação nórdica por 24-27.

Portugal reagiu no derradeiro set do encontro, mas ainda permitiu uma recuperação do adversário quando estava com um vantagem relativamente confortável.

No entanto, os atletas lusos não baixaram os braços e conseguiram vencer por 23-22, levando todas as decisões para o Shoot-out. Quatro remates certeiros de Portugal contra apenas três dos suecos garantiram o triunfo no jogo por 2-1, bem como a ambicionada qualificação para os Quartos de Final do Europeu.

Paulo Félix admite que o desfecho da última partida foi superior ao desempenho dos jogadores, mas que o essencial foi cumprido.

Atingimos mais um objectivo, que foi a passagem aos 1/4 de Final do Campeonato da Europa. Fizemos um bom jogo com a Croácia mas acabámos por perder e, por outro lado, realizámos um mau jogo com a Suécia e vencemos, garantindo a passagem.

Vamos ainda jogar com a Polónia, para definir posições no grupo. A nossa equipa está de parabéns pela excelente atitude que tem demonstrado em toda a competição”, afirmou.

Já a Selecção Nacional Feminina venceu o primeiro set do jogo com a Polónia por 16-20, mas acabou por não conseguir ser feliz no segundo set, tendo perdido por 16-14, com muitas “responsabilidades” para Alicja Slezak, que haveria de ser considerada a melhor marcadora do jogo com 16 golos, frutos de oito remates certeiros.

A decisão ficou entregue ao desempate por Shoot-out e, nesse capítulo, a equipa portuguesa foi mais eficaz e terminou a partida em festa ao vencer por 7-6.

Cristiana Morgado e Margarida Sá Pessoa apontaram um total combinado de 24 golos e foram os destaques do lado luso. Portugal terá esta sexta-feira os últimos dois jogos do Main Round, diante de França e Grécia.

FP Andebol