Início Mod. colectivas Andebol de Praia

Europeu de Andebol de Praia: Portugal confirma presença no Main Round

16
Europeu de Andebol de Praia 2021

Selecções Nacionais Masculina e Feminina confirmaram esta quarta-feira a presença na próxima fase da competição, que está a decorrer em Varna, Bulgária.

As Seleções Nacionais Masculina e Feminina de Andebol de Praia realizaram esta quarta-feira o último jogo da Fase de Grupos do Campeonato da Europa e, após terem vencido os respectivos encontros, confirmaram a presença no Main Round da competição, alcançando o primeiro grande objectivo.

Nas areias de Varna, na Bulgária, a Selecção Nacional Masculina venceu a homónima dos Países Baixos por 2-0, depois de duas parte disputadas a um nível alto e nas quais Portugal foi superior.

O primeiro set revelou-se mais equilibrado mas a armada lusa venceu por 18-12; já o segundo, foi bastante mais desequilibrado e terminou com o marcador fixado em 24-14.

João Pinto destacou-se ao apontar uns expressivos 24 golos, frutos de 12 remates certeiros e é nesta altura o melhor marcador do Europeu, contabilizando até ao momento 54 golos marcados.

Portugal termina assim no segundo lugar do Grupo D, com duas vitórias e uma derrota, e vai agora disputar o Grupo II do Main Round contra a três primeiras classificadas do Grupo C: Croácia, Polónia e Suécia.

Paulo Félix mostrou-se satisfeito com a passagem à próxima fase e, após a última vitória na Fase de Grupos, disse que Portugal tem condições para terminar entre as oito melhores equipas da prova.

O primeiro objectivo foi conseguido com a passagem ao Main Round. Agora vamos preparar os jogos com a Croácia, Polónia e Suécia para lutarmos pela passagem aos 1/4 de Final.

A equipa fez três jogos em crescendo e a vitória de hoje, por 2-0 frente aos Países Baixos, foi alcançada com uma consistência e qualidade de jogo assinaláveis.

Temos muita vontade e acreditamos que vamos conseguir entrar nas 8 melhores equipas deste Europeu”, referiu o Seleccionador Nacional.

Quanto à Selecção Nacional Feminina, que perdeu os dois primeiros jogos do Grupo C do Europeu, esta terça-feira, apenas uma vitória interessava no derradeiro jogo da Fase de Grupos diante da Roménia, que teve lugar três horas após o jogo da Selecção Nacional Masculina.

Foi isso que acabou por acontecer, com Portugal a triunfar por 2-0 e a contar com a preciosa ajuda de Cristiana Morgado, Margarida Sá Pessoa e Carolina Loureiro que apontaram 33 dos 39 golos lusos da partida.

O primeiro set ficou fechado em 17-6 e o segundo em 22-8, números que traduzem a superioridade da Selecção Nacional Feminina no encontro.

Portugal termina assim a Fase de Grupos no terceiro lugar e, à semelhança da equipa masculina, irá defrontar as três equipas que também seguiram em frente no grupo D: Polónia, França e Grécia.

Agustín Rodriguez, diz que apesar do arranque menos feliz, Portugal tem as mesmas ambições de alcançar os Quartos de Final do Europeu.

Depois de um dia difícil com duas derrotas contra os Países Baixes e a Alemanha, onde não terminámos de desenvolver o nosso jogo, hoje vencemos a Roménia jogando bem e conseguimos a qualificação para o Main Round.

Amanhã jogaremos contra a Polónia e, na sexta-feira, contra a Grécia e a França. O grupo é aberto e temos opções para tudo. Temos que seguir a mesma linha de trabalho e isso levar-nos-á a fazer bons jogos e ter condições para chegar aos 1/4 de Final”, disse o Seleccionador Nacional Feminino.

Main Round

Feminino
15.07.2021 – 12h00 – Polónia x Portugal, SPORTTV
16.07.2021 – 09h00 – França x Portugal, SPORTTV
16.07.2021 – 14h00 – Portugal x Grécia, SPORTTV

Masculino
15.07.2021 – 10h00 – Croácia x Portugal, SPORTTV
16.07.2021 – 16h00 – Portugal x Suécia, SPORTTV
16.07.2021 – 12h00 – Polónia x Portugal, SPORTTV

FP Andebol