Início Mod. colectivas Andebol

Four Nations Cup: Portugal fecha torneio com empate em Estarreja

17
Four Nations Cup 2021 - Portugal x Dinamarca

Jogo emotivo entre portugueses e dinamarqueses termina com uma igualdade a 31 golos no derradeiro jogo da prova, em Estarreja.

O 4 Nations Cup, que decorreu em Estarreja, terminou de uma forma emocionante com tudo por decidir no último jogo da competição. Portugal e Dinamarca entravam em campo com duas vitórias cada – a Dinamarca conquistou um triunfo por 10-0 (segundo o regulamento da EHF) devido ao cancelamento do jogo com Israel – e o troféu seria entregue à equipa que vencesse o derradeiro confronto do torneio ou, em caso de empate, a Portugal, que tinha vantagem devido à melhor diferença entre golos marcados e sofridos.

Foi isso que aconteceu após um empate a 31 golos, num final de jogo emocionante e com Portugal a ser distinguido como vencedor do torneio.

O sete inicial de Portugal teve algumas mexidas face ao jogo com a Sérvia e foi constituído desta forma: Diogo Rêma na baliza, André Sousa a central, Francisco Costa e Miguel Oliveira nas laterais, António Machado na posição de pivô e Pedro Oliveira e Tomás Ferreira nas pontas esquerda e direita, respectivamente.

O início de jogo não foi favorável a Portugal, que teve a primeira exclusão de 2 minutos aos 40 segundos e ao fim de sete minutos a Dinamarca vencia por 1-4, com uma prestação defensiva bastante agressiva.

Nessa altura, Carlos Martingo explorou o 5×1 mas a selecção nórdica conseguia sempre encontrar o caminho para o golo, o que fazia com que a vantagem estivesse sempre num patamar relativamente confortável.

Aos 15 minutos, a Dinamarca tinha quatro golos à maior (6-10) e cinco minutos mais tarde reforçou ainda mais a diferença para cinco golos (9-14), muito devido à eficácia dos remates das pontas.

No entanto, Portugal nunca perdeu o foco e, num ápice, concretizou um parcial de 3-0, com dois golos a surgirem na sequência de roubos de bola na defesa seguidos de contra-ataque, reduzido para 12-14.

Mas os cinco golos voltaram a aparecer, com os dinamarqueses a revelarem mais atenção aos pormenores e, pouco depois, saíram para o intervalo na frente por 13-17.

A reacção dos comandados de Carlos Martingo no reatar do jogo foi bastante contundente e em seis minutos foram reduzindo até à margem mínima (17-18), o que dava confiança para encarar o segundo tempo.

Dois minutos mais tarde, Portugal continuava melhor e era uma questão de tempo até o empate aparecer e este acabou por ser confirmado, a 19 golos, por Francisco Costa, jogador que se destacou dos demais no capítulo da finalização ao apontar 10 golos.

Seguiu-se um período de um profundo equilíbrio, em que a margem mínima dos dinamarqueses se manteve durante mais de 10 minutos, até que uma desconcentração na defensiva lusa permitiu o 23-25.

Após os cinco golos de diferença voltaram a assombrar Portugal, voltou a aparecer uma resposta determinada da armada lusa, que culminou no empate a 30 golos, a três minutos do fim.

O restante período até ao fim do jogo foi verdadeiramente emocionante com Diogo Rêma a impedir o 31-32 e com Portugal a dispor de posse de bola nos últimos 15 segundos.

O ataque acabou por ser perdido e na resposta, no pouco tempo que restava, a Dinamarca conseguiu arrancar um livre de 7 metros, com o marcador em 31-31 e com oportunidade clara de vencer o jogo.

A bola acabou por ser enviada à trave, já com o jogo terminado, e no final os pontos foram repartidos na despedida da competição.

Portugal venceu o 4 Nations Cup, Dinamarca foi segundo classificado com os mesmos pontos, enquanto que a Sérvia venceu Israel e terminou na terceira posição à frente dos israelitas, que foram últimos.

Recorde-se que Portugal irá disputar o Grupo D do Men’s U19 EHF EURO 2021, juntamente com Áustria, Croácia e França, em agosto, na Croácia.

FP Andebol

Artigo anteriorTaça de Portugal: Vera Vilaça ganha em Penalva e conquista o troféu
Próximo artigoFIA WTCR 2021: Tiago Monteiro termina Aragon nos pontos, mesmo com lastro