Início Mod. colectivas Andebol

Four Nations Cup: Sub-19 estreiam-se com vitória frente a Israel

4
4 Nations Cup 2021 - Portugal x Israel

O jogo inaugural do 4 Nations Cup colocou frente a frente Dinamarca e Sérvia e terminou com a vitória da equipa nórdica por 31-30, que até saiu para o intervalo a perder por três golos de diferença (14-17), mas conseguiu uma boa recuperação no segundo tempo.

Depois disso, foi a vez de Portugal também carimbar o triunfo frente a Israel, de forma mais dilatada, por uns expressivos 34-22, num jogo em que o Seleccionador Nacional sub-19, Carlos Martingo, testou dois sistemas defensivos e deu oportunidade a todos os atletas de darem o seu contributo, já a pensar na estratégia para o Europeu da Croácia, em agosto.

Apesar de ter entrado com um parcial inaugural de 2-0, Portugal mostrou alguns índices de precipitação no primeiro tempo, que se começar a notar bem cedo quando Israel respondeu com três golos sem resposta, chegando à liderança do resultado pela primeira vez.

O jogo seguiu sob algum equilíbrio, com várias alternâncias no marcador e aos 20′ minutos, com o placard em 8-7, Carlos Martingo teve uma contrariedade relevante, com a desqualificação de Nuno Queirós, ao que seguiu nova investida israelita que resultou na maior vantagem até então, de dois golos, ao 9-11.

Nesse instante, o Seleccionador pediu time-out e a Selecção Nacional começou a revelar melhor eficácia e concentração em todos os processos, o que resultou num parcial de 4-0, com Francisco Costa – um dos destaques do jogo – a carimbar o 13-11, dentro dos cinco minutos finais.

Foi com três golos de vantagem para Portugal (15-12) que os jogadores recolheram aos balneários; na segunda-parte o filme do jogo foi bastante diferente.

Até aos 40 minutos, a resistência de Israel continuava a funcionar, mas esta acabou por ser quebrada de forma contundente, muito devido à profundidade do plantel português, que trouxe mais frescura e discernimento a Portugal.

Perto dos 42 minutos, a equipa lusa vencia por 22-19 mas, em seis minutos, Portugal concretizou um parcial de 6-0 e passou a comandar o marcador por 28-19, levando o técnico israelita a parar o jogo.

Era uma questão de tempo até a Selecção Nacional ser coroada com o triunfo, que ganhou contornos de goleada quando Bernardo Pegas assinou o 30-20, aos 53 minutos e o jogo terminou em 34-22.

O israelita Nday Cohen foi o melhor marcador da partida com seis golos, seguido de André Sousa, que apontou cinco.

Carlos Martingo diz que esta foi uma vitória natural de Portugal, que conseguiu melhor o desempenho ao longo da partida.

Não entrámos muito bem no jogo e não foi uma boa exibição da nossa parte nos primeiros 20 minutos. Pouco a pouco fomos melhorando, ganhando confiança e conseguimos chegar ao intervalo já com uma vantagem de três golos.

No segundo tempo, o jogo ainda se manteve equilibrado nos primeiros 10 minutos mas, a partir daí, não houve discussão no resultado e penso que na segunda parte fizemos uma exibição muito melhor, mais completa, estivemos mais agressivos na defesa e acabou por ser uma vitória natural da nossa parte.

Foi bom porque, tal como eu tinha dito na antevisão a este 4 Nations Cup, experimentámos as defesas 5×1 e 6×0, todos os jogadores contabilizaram bastantes minutos, o que nos permitiu cumprir os objectivos traçados para este jogo.

Todos os atletas marcaram golo, o que também é um bom indicador para nós.”, afirmou o Seleccionador Nacional, que fez também a antevisão ao próximo jogo de Portugal, já esta sexta-feira, diante da Sérvia.

A Sérvia é uma equipa mais física do que Israel, com jogadores mais pesados e fortes fisicamente. Certamente que o cansaço que nós iremos ter devido aos confrontos físicos será maior, mas estamos ainda numa fase de preparação, esperamos um jogo de maior dificuldade amanhã, tal como no sábado, e serão dois excelentes testes para nós para também percebermos onde estamos e o que temos que melhorar.”, referiu.

Calendário de jogos do Garci Cup 2021

08.07.2021 – 18h00 – Dinamarca x Sérvia, 31:30 (14:17)
08.07.2021 – 20h30 – Portugal x Israel, 34:22 (15:12)

09.07.2021 – 16h00 – Israel x Dinamarca, andeboltv
09.07.2021 – 18h30 – Portugal x Sérvia, andeboltv

10.07.2021 – 10h00 – Israel x Sérvia, andeboltv
10.07.2021 – 12h30 – Portugal x Dinamarca, andeboltv

Recorde-se que Portugal irá disputar o Grupo D do Men’s U19 EHF EURO 2021, juntamente com Áustria, Croácia e França, em agosto, na Croácia.

FP Andebol

Artigo anteriorBadminton: 5 atletas portugueses vão treinar no BEC CoE, na Dinamarca
Próximo artigoVolta a Portugal do Futuro: Vitória brasileira na 1ª Etapa