Home Adaptado

Basquetebol CR: Final Four da Taça de Portugal enfrentam-se em Proença-a-Nova

153
Final Four da Taça BCR 2021

APD Braga, APD Sintra, APD Leiria e BC Gaia repetem o quarteto apurado para a Final Four do Campeonato Nacional de BCR e avançam para as meias-finais da Taça de Portugal.

Em Proença-a-Nova, a 3 de julho, a APD Braga mede forças com a APD Leiria e o BC Gaia enfrenta a APD Sintra.

Lousavidas 16-59 BC Gaia

O pavilhão Municipal de Lousada acolheu a disputa pela primeira vaga de acesso às meias-finais. A anfitriã Lousavidas, único emblema na prova da 2ª Divisão do BCR nacional, começou o encontro em alta e conseguiu “penetrar” na defesa em linha montada pelos gaienses, demasiado apáticos e pouco afinados no capítulo ofensivo.

A partir do segundo quarto, fruto da defesa de pressão a campo inteiro, o BC Gaia consumou o favoritismo e vincou gradualmente a diferença entre os dois conjuntos no marcador.

Recém-convocado para a Selecção Nacional, João Rumor (4.0), poste dos gaienses, esteve em plano de evidência ao tirar partido da sua capacidade no jogo interior para apontar 29 pontos.

APD Lisboa 49-68 APD Leiria

No jogo mais apetecível dos quartos de final, a APD Lisboa, com saldo 100% vitorioso, até então, frente à APD Leiria, na época 2020/21, protagonizou uma entrada auspiciosa e saiu por cima no primeiro quarto.

Contudo, os leirienses assinaram uma reacção notável, à boleia do desempenho do regressado Aníbal Costa (4.0), que se revelou um dínamo essencial na reviravolta e, em particular, no parcial de 25-6 rubricado no segundo quarto.

O conjunto lisboeta, como é seu apanágio, nunca baixou os braços, sobressaindo a exibição de luxo do internacional sub22 Emanuel Soares (3.5), autor de 23 pontos, mas os forasteiros não vacilaram e preservaram uma liderança confortável.

A par do já mencionado Aníbal Costa (4.0), Iderlindo Gomes (4.0) voltou a mostrar-se decisivo para fazer pender a balança a favor da sua equipa ao reclamar o estatuto de melhor marcador da partida com 26 pontos.

APD Sintra 48-29 GDD Alcoitão

Em Casal de Cambra, a APD Sintra ultrapassou sem sobressalto a oposição do GDD Alcoitão, não obstante a réplica inicial dos cascalenses, materializada na estratégia arrojada de impor pressão a campo inteiro ao seu rival.

Os comandados de Jorge Almeida ripostaram com saídas verticais para o ataque e capitalizaram da melhor forma o poderio de Ibrahim Mandjam (4.0), autor de 28 pontos, dentro da área pintada.

Do lado da turma de Fernando Lemos, Hugo Maia (2.5), Pedro Macedo (4.0) e André Gomes (3.5) despontaram como as maiores ameaças ao amealharem 8 pontos cada.

APD Braga 65-13 APD Paredes

A tetracampeã nacional, e vencedora das últimas cinco edições da Taça de Portugal, APD Braga, não sentiu dificuldades para levar de vencida a APD Paredes e inaugurou o duelo com um parcial de 24-4.

Face ao fosso cavado no marcador, o técnico Ricardo Vieira iniciou a rotação dos elementos disponíveis, o que motivou algum abrandamento na produção ofensiva minhota, apesar de ter continuado a agudizar-se a distância pontual entre ambas as formações.

Com 18 e 14 pontos, respectivamente, os internacionais Márcio Dias (4.5) e Hélder Freitas (3.5) encabeçaram a colheita bracarense, ao passo que nos paredenses, Marco Almeida (4.0) e Paulo Araújo (1.0), ambos com 4 pontos, foram os que mais resistiram à toada do encontro.

FP Basquetebol

Multidesportos