Início Mod. colectivas Futebol

Portugal perde com Bélgica e diz adeus ao Euro’2020

35

A Seleção Nacional perdeu com a sua congénere da Bélgica, por 1-0, em jogo a contar para os Oitavos-de-Final da Campeonato da Europa 2020, disputado no Estádio La Cartuja, em Sevilha (Espanha).

Com alguma surpresa, Fernando Santos apostou em Diogo Dalot e João Palhinha para o 11 inicial (deixando no banco Nelson Semedo e Danilo Pereira), mas a estratégia não correu pelo melhor, pois o médio-defensivo do Sporting não conseguiu segurar as arrancadas de Romelu Lukaku e Dalot nunca foi superior a Kevin De Bruyne.

A Bélgica defendia com 5 e atacava com 5 aproveitando os espaços dados pela defensiva portuguesa, pois Bernardo Silva e Diogo Jota só se preocupavam com o ataque e nunca com a defesa.

Foi numa transição rápida, que apanhou os (lentos) portugueses em contra-pé, que a Bélgica chegou à vantagem, através de um pontapé formidável de Thorgen Hazard.

O intervalo chegou também de forma rápida e a segunda parte foi um festival de oportunidades falhadas pela equipa portuguesa, que tentou mais com o coração do que com a cabeça.

Um cabeceamento de Rúben Dias (que Courtois defendeu com dificuldade) e um remate de Raphael Guerreiro ao poste foram os lances mais perigosos, e só aconteceram aos 83 minutos.

Até ao fim, assistiu-se a algumas picardias entre os jogadores, numa altura em que já se percebia quem iria ser o vencedor.

Foi uma equipa demasiado curta, e que sentiu a falta de elementos desequilibradores como tinha no passado, casos de Nani, Ricardo Quaresma e Éder.

A Selecção Nacional despede-se assim do Euro’2020, não conseguindo revalidar um título que há 5 anos emocionou Portugal.