Início Mod. individuais Automobilismo

3 Horas de Spa: Resumo da qualificação para a 5ª edição

25
Iberian Historic Endurance

A qualificação para a quinta edição das 3 Horas de SPA já tiveram lugar na mítica pista belga. A qualificação definiu a grelha de partida para hoje, mas o principal objectivo passou por conhecer melhor o circuito e, claro, fazer o melhor tempo desta qualificação de forma a posicionarem-se para a partida.

Apesar da pandemia que assola todo o mundo, foi num ambiente de verão que quase uma centena de pilotos divididos por 44 veículos conheceram a pista de Spa-Francorchamp enquanto tentavam fazer o melhor tempo possível durante a qualificação.

Com uma grelha repleta dos mais variados modelos, quase todos com grande história no desporto automóvel, foi o fabuloso Shebly Cobra de Christophe Van Riet e Frédéric Bouvy, pilotos Belgas diversas vezes campeões, que conseguiram a Pole Position.

Os mesmos vão sair na frente dos dois Porsche 911 3.0 Carrera RS Dinamarqueses, um com Annette Rolner e Michael Holden ao volante e o segundo partilhado entre Lars Rolner e o filho Andreas Rolner.

Os Lotus Elan, sempre favoritos à vitoria final devido aos seus bons consumos de combustível, tiveram mais uma excelente prestação com a equipa familiar Alemã Graf Von Wedel com a quarta posição e segundos no H-1965. Têm, no entanto, de se preocupar com o Ford Mustang Holandês de Bas Jansen e Jac Meeuwissen.

De destacar a categoria H-1971, onde foi o Alfa Romeo GTAm conhecido pelas cores da “Paris Match” a conseguir o melhor tempo, seguido pelos Portugueses Piero dal Maso / José Carvalhosa no fiável Porsche 911 2.5 S/T, que por sua vez foi perseguido pelo carismático Ford Mustang 302 dos belgas Emiel De Weerdt and Luc Branckaerts.

Entre os Portugueses, para alem dos já citados Porsche, qualificaram-se ainda Manuel e Diogo Ferrão no Ford Escort Twin Cam ex-Team Palma no 28º lugar e 6º da categoria e Vasco Nina / Antonio Castro em BMW 1600ti no 31º lugar e 7º da categoria.

Para Diogo Ferrão, os dados estão lançados para a prova de hoje.

Tivemos um primeiro dia em Spa-Francorchamps espectacular. O longo e difícil traçado de SPA faz com que a qualificação seja apenas um indicador do que vai acontecer amanhã, onde a prova de 3 Horas, reabastecimentos e mudanças de Piloto fazem toda a diferença.

O que é seguro é o fantástico ambiente que se vive durante a corrida de respeito entre todos numa corrida que ficará certamente na memoria de todos os que podem estar presentes. Os dados estão lançados para amanhã e que ganhe o mais rápido e com melhor estratégia no final das longas 3 horas…”, explicou.

As 3 Horas de Spa têm início às 18h55 de Sábado, terminando ainda de dia às 21h55 (hora local)

Mais informações disponível no website da competição em www.historicendurance.com ou nas redes sociais da competição.