Início Mod. colectivas Futebol

Euro’2020: Portugal empata com França e garante apuramento para os “Oitavos”

14

A Seleção Nacional empatou (2-2) com a sua congénere da França, em jogo a contar para a 3ª e última Jornada d0 Grupo F do Campeonato da Europa 2020, disputado no Puskas Arena, em Budapeste (Hungria).

Depois de muito pensar (e de ser criticado) Fernando Santos resolveu mudar a estratégia da equipa e deixou William Carvalho no banco de suplentes, lançando Renato Sanches no “miolo” do terreno.

Assim, Portugal foi mais assertivo e mais perigoso no ataque, e chegou ao golo à passagem do 31º minuto, por intermédio de Cristiano Ronaldo, na cobrança de uma grande penalidade, a castigar uma falta de Hugo Lloris sobre Danilo Pereira.

A ganhar, os comandados de Fernando Santos começaram a recuar (apesar do técnico pedir o contrário) e o golo da França começou a pairar no ar.

Aos 45 minutos, Karim Benzema encontrou o caminho do golo, também na cobrança de uma grande penalidade, a castigar uma falta de Nelson Semedo sobre Mbappé.

Ao intervalo, o empate era justo e servia a Portugal, que não precisava de se preocupar com o que se passava em Munique, no Alemanha – Hungria (ao fim dos primeiros 45 minutos, os húngaros venciam surpreendentemente os germânicos).

No início da segunda metade, a França entrou disposta a marcar para se colocar na posição de vencedora, e aos 48 minutos conseguiu os seus intentos, novamente por intermédio de Karim Benzema.

A perder, Portugal precisava de uma “ajuda” da Alemanha, mas o golo não aparecia, nem em Munique, nem em Budapeste.

Foi preciso então chamar São Ronaldo, que sofre uma falta dentro da grande área e empata o encontro com um golo na cobrança do castigo máximo.

Entre os 64 e os 68 minutos assistiu-se ao melhor período dos 2 jogos, pois na Alemanha, os germânicos empataram, mas logo a seguir os húngaros voltaram a colocar-se na condição de vencedores, e na Hungria, Rui Patrício faz duas defesas espantosa e deixa Portugal a sonhar com o apuramento.

Com a Hungria em vantagem, Portugal precisava de segurar o empate e foi recuando, recuando, recuando, pondo em risco o seu objetivo.

Nos últimos minutos, a Alemanha chega ao empate e a França começa também a recuar e a ficar contente com o empate, que os mantinha no 1º lugar do Grupo F.

Foi com sofrimento, mas Portugal conseguiu segurar o empate até ao apito final do árbitro, e avança para os Oitavos-de-Final, onde vai defrontar a Bélgica, num jogo marcado para a cidade espanhola de Sevilha, no próximo Domingo, a partir das 17h00 (hora de Portugal Continental).

Uma última nota para Cristiano Ronaldo, que com o bis chega aos 109 golos pela Seleção, igualando o mítico recorde de Ali Daei, que está a dias de cair, depois de anos e anos de “pedra e cal”.