Início Mod. colectivas Futebol

Dia Mundial do Refugiado assinalado com jogo de futebol em Condeixa

7
Dia do Refugiado 2021 - Condeixa

Assinalou-se, este domingo, 20 de junho, o Dia Mundial do Refugiado. As Nações Unidas estimam que há mais de 80 mil refugiados e deslocados em todo o mundo, praticamente o dobro do número registado há uma década, e numa tendência de agravamento acentuado, desde que começou a pandemia de Covid-19.

Portugal recebeu, nos últimos anos, 2.807 cidadãos estrangeiros ao abrigo de programas internacionais de acolhimento de pessoas, segundo dados divulgados este domingo pelo Governo português.

Só na última semana, o país acolheu 31 cidadãos oriundos de Turquia, Egito e Itália.

Para assinar o Dia Mundial do Refugiado, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) organizou este domingo, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a Associação de Futebol de Coimbra (AFC), um jogo de futebol solidário no Estádio Municipal de Condeixa, protagonizado por jovens refugiados de Casas de Acolhimento Especializado (CAE).

Com equipamentos das Selecções Nacionais de futebol, cedidos pela FPF, estiveram em acção neste jogo especial nove jovens da CAE de Braga, dez da CAE de Covilhã e 13 da CAE de Nazaré.

Este evento, que teve, também, o apoio da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova e do Clube Condeixa ADC, contou com a presença da Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, da directora da FPF, Mónica Jorge, do presidente da AF de Coimbra, Horácio Antunes, do director da Fundação Benfica, Jorge Miranda, e do autarca de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita.

Também estiveram presentes representantes das CAE de Braga, Covilhã e Nazaré.

FP Futebol