Início Mod. colectivas Futebol

Finlândia vence Dinamarca mas o grande vencedor foi Christian Eriksen

7

A seleção A da Finlândia venceu a sua congénere da Dinamarca, por 1-0, em jogo a contar para a 1ª Jornada do Grupo B do Campeonato da Europa 2020, disputado no Estádio Parken, em Copenhaga (Dinamarca).

Não é costume começar uma crónica falando do que se passou aos 41 minutos, mas a situação trágica e horrível a isso nos obriga, apesar de não gostarmos de dar notícias deste tipo.

Christian Eriksen, estrela da seleção da Dinamarca e jogador dos italianos do Inter Milão, caiu inanimado no relvado, perante o olhar atónito de todos.

Valeu o sangue-frio de Kjaer (que meteu os dedos dentro da boca do colega, para este não engolir a língua) e do árbitro, que chamou de imediato a equipa médica da Dinamarca, que durante largos minutos assistiu o jogador; as massagens cardíacas ao jogador, que não se mexia, fizeram temer o pior (houve quem rezasse no campo e nas bancadas), mas tudo não passou de um susto, como mostrou primeiro a AFP (com um fotografia onde se via o jogador deitado na maca, mas com uma mão sobre o peito e outra sobre a cabeça que estava um pouco levantada) e depois as declarações oficiais da federação dinamarquesa, que garantiu que o jogador estava bem, embora precisasse de ficar no hospital para exames complementares).

Durante tudo isto, o jogo ficou suspenso, e depois por acordo das equipas, procedeu-se ao reatamento da partida, quando alguns adeptos já tinham abandonado o estádio, apesar do “speaker” do estádio pedir para se manterem todos no recinto.

Antes do momento horrível, a Dinamarca tinha mandado no jogo, mas depois do incidente, tudo correu mal, o que até é compreensível, perante o sucedido.

Aos 60 minutos, Pohjanpalo marcou o golo histórico da Finlândia (o primeiro dos nórdicos num Europeu), e pouco depois, Hobjberg falhou uma grande penalidade muito mal cobrada.

Perante o sucedido, e tal como Arrigo Sachi dizia “o futebol é a coisa mais importante das coisas menos importantes da vida”, o saldo do dia acabou por ser positivo, pois o mais importante, a saúde de Erikson acabou por ser salvaguardada.

Artigo anteriorEuro’2020: Suíça e Gales empatam e deixam Itália isolada na liderança do Grupo A
Próximo artigoBélgica passeia na Rússia e lidera Grupo B