Início Mod. colectivas Futebol

Europeu Sub-21: Portugal na 9ª final de futebol em 7 anos

6
Finais

O prestígio dos diversos escalões das selecções portuguesas é grande desde há muito, mas os factos comprovam que as últimas temporadas têm sido especialmente boas para as cores nacionais, no que diz respeito à conciliação entre resultados e qualidade de jogo apresentada nas grandes competições internacionais.

Desde 2014, Portugal garantiu presença nas finais de 1 Europeu sub-17, 4 sub-19, 2 sub-21 e 1 AA, sendo que a equipa principal ainda esteve no jogo decisivo da primeira Liga das Nações.

Se a análise se restringir aos sub-21, Portugal chegou a duas finais em seis anos (entre 2015 e 2021). No mesmo período de tempo, apenas a Espanha conseguiu igual registo, que é apenas superado pela Alemanha (3 finais).

Mais nenhum país europeu se aproxima destes números, o que atesta bem a competitividade existente neste escalão.

Se esta final sub-21 for incluída numa análise com foco no futebol jovem (incluindo os escalões abaixo), esta será a 7ª presença de Portugal num encontro decisivo desde 2014.

Se se atender a que apenas a Espanha supera estes resultados, não é difícil concluir que as diversas Equipas das Quinas têm dado aos portugueses muitos motivos para sorrirem.

No próximo domingo pode haver mais um, desta vez completamente inédito, já que Portugal não tem qualquer título europeu sub-21 no seu historial.

FP Futebol

Artigo anteriorCorrida da Paz 2021: Afonso Silva fecha em 15º na etapa rainha
Próximo artigoGP ABIMOTA 2021: Rafael Reis conquista Camisola Amarela