Início Extra Competição

Politécnicos e Universidades constituem a APSDES com sede no Poli Leiria

108
Bruno Almeida, director do Centro de Desporto da Universidade do Porto, Jorge Conde, presidente do Politécnico de Coimbra, e Pedro Costa, administrador do Politécnico de Leiria

O Politécnico de Leiria, o Politécnico de Coimbra e a Universidade do Porto foram as Instituições de Ensino Superior (IES) mandatadas para a outorga da escritura de constituição da Associação Portuguesa de Serviços Desportivos do Ensino Superior (APSDES), que teve lugar no último dia 27 de maio, em Leiria.

A associação ficará sediada no Politécnico de Leiria e teve como IES constituintes o Politécnico de Coimbra, o Politécnico da Guarda, o Politécnico de Portalegre, o Politécnico do Porto, o Politécnico de Santarém, o Politécnico de Viana do Castelo, a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade do Porto.

A constituição da APSDES resulta de um conjunto de reuniões e encontros decorridos ao longo dos últimos anos entre as várias IES sob o tema do Desporto no Ensino Superior, com o objectivo de se constituir uma associação de serviços desportivos do ensino superior, que congregasse as Instituições de Ensino Superior públicas e privadas de Portugal.

Na Assembleia Geral Constituinte, realizada a 25 de março, foram aprovados os Estatutos e definidos os representantes para dar sequência ao procedimento para outorga da escritura para constituição da APSDES.

A assinatura da escritura marcou o início do período de 90 dias para que as IES que ainda não integram a associação, e pretendam fazer, se possam associar enquanto Associados Fundadores.

A APSDES tem como principais objectivos o aumento dos índices de prática desportiva das comunidades académicas, a promoção da criação de serviços desportivos universitários nas IES, a adopção e partilha de boas práticas nas atividades dos serviços desportivos universitários, bem como o fomento do desenvolvimento do “desporto para todos”.

Tendo como foco a promoção de uma comunicação regular entre os vários serviços desportivos e as suas IES, a associação pretende desenvolver acções que privilegiem a cooperação entre todos, alicerçadas no desenvolvimento de uma prática desportiva com cada vez mais qualidade nas IES portuguesas.

Poli Leiria

Artigo anteriorTroféu Mini estreia-se em Espanha pela primeira vez em 2021
Próximo artigoRota da Bairrada: Balanço positivo para Manuel Pinto e Francisco Martins