Início Mod. individuais Ciclismo

Agenda de Ciclismo (5/6 Junho): Destaque para BTT, BMX e Escolas

8
Ciclismo

O ciclismo nacional continua com uma agenda fortíssima no próximo fim de semana, englobando provas de estrada, diferentes disciplinas de BTT, BMX e escolas.

Na estrada sobressaem o 41º Grande Prémio ABIMOTA e a dose dupla de encerramento da Taça de Portugal de Júniores.

O Grande Prémio ABIMOTA, uma das mais tradicionais provas por etapas do país, vai juntar o pelotão profissional e sub-23 para duas etapas, sábado e domingo.

A tirada inaugural vai ligar Fátima a Vouzela, numa longa viagem de 197,3 quilómetros, tendo dois prémios de montanha de terceira categoria, o último ainda a 45,3 quilómetros da meta. A partida vai acontecer às 11h50, prevendo-se a chegada para as 16h45.

No domingo o pelotão inicia as pedaladas em Anadia, às 12h50, encontrando a meta em Águeda, depois de percorridos 158 quilómetros, cerca das 16h50.

As subidas de Sever do Vouga, Talhadas e Belazaima do Chão, dentro dos 55 quilómetros finais, proporcionam oportunidade para fazer a selecção de valores.

Os júniores também competem no sábado e no domingo, disputando as duas últimas provas da Taça de Portugal. No sábado rumam ao Minho para o 18º Circuito da Palmeira/Prémio Peixoto Alves. O Kartódromo de Braga é o epicentro da competição, que se inicia às 14h55 e que terá 92,6 quilómetros. A prova acaba, cerca das 17h25, à quarta passagem pela meta.

O Prémio Cidade de Penafiel, a disputar no domingo, coloca o ponto final na edição de 2021 da Taça de Portugal de Júniores. A partida (11h00) e a chegada (13h30) acontecem junto à sede da ADRAP, na freguesia penafidelense de Galegos. O percurso de 98,4 quilómetros é um autêntico rompe-pernas e o final será em subida.

No BTT o destaque vai para a segunda prova da Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano, marcada para domingo, em Cadafaz, Celorico da Beira.

A prova terá três percursos especiais cronometrados, totalizando 8,1 quilómetros e um desnível acumulado negativo de 1055 metros. As quatro zonas de ligação somam 21,5 quilómetros e um desnível acumulado positivo de 1130 metros.

Depois de um sábado dedicado aos treinos e procedimentos administrativos, a corrida arranca às 9h00 de domingo.

Ainda no BTT vai realizar-se a primeira edição da prova de BTT por etapas Aldeias do Xisto MTB Trophy. A competição arranca na sexta-feira, 4 de junho, com uma etapa de 55 quilómetros e um desnível positivo de 1750 metros, com partida e chegada em Oleiros.

No sábado a partida e a chegada serão em Miranda do Corvo, numa etapa com a distância de 58 quilómetros e um acumulado de 1620 metros.

A terceira e última etapa tem partida e chegada em Oliveira do Hospital, um traçado de 55 quilómetros e um desnível de 1420 metros. A partida será, todos os dias, às 9h00.

A Taça de Portugal de BMX Race inicia-se neste fim de semana, com uma jornada dupla na pista do Parque da Juventude de Portimão. No sábado a pista abre para treinos às 14h30, estando o tiro de partida da competição marcado para as 16h20. No domingo os treinos arrancam às 9h30 e as corridas às 11h00.

Os terrenos da Fábrica de Pólvora de Barcarena, Oeiras, recebem, no sábado, às 14h00, o Encontro Inter-Regional de Escolas da Zona B (centro/sul) na vertente de BTT.

Mais eventos oficiais
6 de junho: 14ª Maratona BTT de Ansião
6 de junho: Troféu de Maratonas da Beira Interior, Sertã
6 de junho: Taça da Madeira de Estrada e Encontro de Escolas, Seixal, Porto Moniz

FP Ciclismo