Início Mod. colectivas Voleibol

Voleibol: Escalões de Formação voltam a competir!

9
Federação Portuguesa de Voleibol

No seguimento de várias reuniões com as diversas Associações Regionais, e após auscultação destas à opinião dos Clubes seus filiados, a Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) decidiu avançar com um modelo de campeonato que permitisse uma motivação acrescida aos atletas dos escalões de formação num regresso que finalmente se concretiza, depois de uma longa paragem provocada pelas condicionantes impostas no combate à pandemia de COVID-19.

Numa medida que prepara simultaneamente o início da próxima época, foi escolhido um formato que privilegia, numa 1ª Fase, a competição regional, evitando dessa forma grandes deslocações.

Na 2ª Fase, que será ainda uma competição zonal, os vencedores de cada região jogam entre si, qualificando-se apenas uma equipa de cada zona para as fases finais, que este ano serão disputadas por somente 4 equipas (Norte, Sul, Madeira e Açores).

Esta redução do número de equipas presentes na Fase Final tem a ver com condições de segurança, pretendendo desde logo reduzir a aglomeração de muitos participantes.

Para além disso, este modelo de fases finais tem ainda outro intuito, o de definir um objectivo para o trabalho desenvolvido durante esta época, que sofreu uma interrupção abrupta entre 15 de Janeiro e 19 de Abril, sendo que os cerca de 12 jogos que as equipas irão realizar serão, sem dúvida, fundamentais para a preparação da próxima época desportiva.

Igualmente no seguimento das várias reuniões entre a FPV e as associações e destas com os clubes, ficou ainda decidido organizar competições – apenas de âmbito regional – para os clubes que não desejassem participar no formato de campeonato anteriormente referido.

FPV, Associações e Clubes acreditam que ficam assim observados os interesses de todos, bem como estarão criadas as condições necessárias para uma retoma da competição em segurança nos escalões de formação.

Ver circular aqui

FP Voleibol