Início Mod. individuais Karting

Campeonato de Karting KIA arranca em Viana do Castelo

7
Campeonato de Portugal de Karting 2021

O regresso das jornadas duplas, um novo sistema de pontuação e as novas categorias X30 Mini e X30 Master são algumas das novidades do Campeonato de Portugal de Karting KIA 2021, que arranca já no próximo fim de semana, no Kartódromo de Viana do Castelo, sob a organização do Clube Automóvel do Minho (CAM). A lista de inscritos conta com 86 pilotos distribuídos por diferentes categorias.

À semelhança das épocas anteriores, o campeonato contempla as categorias Iniciação, Cadete 4T, Júnior, X30 e X30 Super Shifter (que inclui as classes Sénior, Master e Gentleman), sendo a X30 Mini (que substitui a categoria Juvenil e que já pôde ser vista há cerca de três semanas na Taça de Portugal de Karting relativa a 2020), assim como a classe X30 Master (incluída na X30), destinada a que tem mais de 30 anos de idade, são as principais novidades.

A lista de inscritos conta com 86 pilotos distribuídos por diferentes categorias, sendo a X30, a X30 Super Shifter e a X30 Mini as mais concorridas.

A nova categoria X30 Mini
A categoria Juvenil passa agora a designar-se por X30 Mini – destinada a pilotos dos 7 aos 11 anos –, mas não muda apenas de nome. Os karts passam a estar equipados com motores de 60cc (ligeiramente mais lentos), refrigerados a água, por troca com os Puma de 85cc, refrigerados a ar, propulsores que a IAME deixou de fabricar.

Mas o principal motivo desta mudança é para os jovens pilotos portugueses poderem correr com as mesmas especificações dos karts admitidos no IAME Euro Series (Europeu da especialidade) e de outras competições internacionais do construtor.

Outra particularidade é que esta categoria deixa de ter os motores selados – podendo as equipas fazer as rectificações que entenderem de acordo com o regulamento técnico –, sendo apenas selado o cilindro.

A categoria X30 Master
Incluída na categoria X30 (Sénior) passará a estar a X30 Master, para pilotos que já tenham completado 30 anos. Esta categoria já é disputada em vários países, inclusive nas Finais Internacionais IAME, habitualmente disputadas no circuito de Le Mans, em França.

João Fernandes, de 35 anos, que regressou à competição há cerca de três semanas na Taça de Portugal de Karting relativa a 2020, disputada em Portimão, é um dos pilotos que pontuará para a categoria X30 Master. Para a ronda de abertura do Campeonato de Portugal em Viana do Castelo, estão inscritos mais três pilotos: Lucas Araújo, Rui Chagas e Pedro Paiva.

A matemática para o título
Com o regresso das jornadas duplas, em que existirão dois dias distintos de competição, um no sábado e outro no domingo, em 2021 o sistema de pontuação passa a ser diferente face aos anos anteriores. Em todas as categorias, quem realizar o melhor tempo nos treinos cronometrados soma um ponto, os vencedores das mangas de qualificação somam 12,5 pontos e os vencedores nas Corridas (Finais) totalizam 25 pontos, existindo, naturalmente outras pontuações para os restantes classificados.

Quem também rubricar a volta mais rápida nas Corridas (Finais) somará um ponto extra. Para efeitos de classificação final do campeonato, serão contabilizados os oitos melhores resultados nas mangas de qualificação e os oito melhores resultados nas Corridas (Finais), não sendo, assim, contabilizadas as duas piores classificações das mangas de classificação e as duas piores classificações obtidas em duas Corridas (Finais).

Programa desportivo
Quanto ao programa desportivo para o próximo fim de semana em Viana do Castelo, todas as categorias irão realizar duas sessões de treinos livres oficiais e outra de treinos cronometrados no sábado de manhã, enquanto à tarde, entre as 13h50 e as 17h05, será disputada a uma manga de qualificação e a Corrida 1.

No domingo, para todas as categorias, existirá apenas um treino livre oficial e uma sessão de treinos cronometrados de manhã, enquanto à tarde, entre as 13h00 e as 15h35, realizar-se-á uma manga de qualificação e a Corrida 2.

De acordo com o Plano de Contingência da FPAK, a habitual cerimónia de entrega de prémios, não será feita no pódio. Os prémios deverão ser levantados no secretariado da prova, assim que clube organizador informar os pilotos.

Calendário do Campeonato de Portugal de Karting KIA 2021
1ª prova – 10 e 11 abril – Viana do Castelo
2ª prova – 15 e 16 maio – Leiria
3ª prova – 12 e 13 junho – Baltar
4ª prova – 18 e 19 setembro – Bombarral
5ª prova – 02 e 03 outubro – Braga

Taça de Portugal de Karting 2021
06 e 07 novembro – Leiria

FPAK