Início Mod. colectivas Futebol

Portugal empata com Sérvia com erro grosseiro do árbitro

32

Portugal empatou (2-2) com a Sérvia, em jogo a contar para a 2ª Jornada do Grupo A da Fase de Apuramento para o Mundial’2022, disputado no Estádio do Crvena Zvezda, em Belgrado (Sérvia).

Normalmente, as crónicas dos jogos começam pelo princípio, mas neste caso temos de começar pelo fim, ou seja, pelo golo que Portugal marcou, mas que não valeu.

Passamos a explicar: já no tempo de descontos, quando o jogo estava empatado a 2 golos, Cristiano Ronaldo consegue enganar a defensiva contrária, e atira para a baliza; quando a bola se aproxima da linha de golo, aparece um jogador sérvio e afasta a bola, mas nas imagens todos apercebemos que quando a bola é cortada, tal ação já é feita para lá da linha fatal.

O “capitão” ainda reclama com o árbitro auxiliar, vê o cartão amarelo, mas depois perde a cabeça, diz a todos que a bola ultrapassou a linha, faz alguns gestos com os braços com quem diz “não vale a pena”, abandona o campo e atira a braçadeira para o chão, furioso com toda a situação.

Recorde-se que nestes jogos não se utiliza o VAR, nem a tecnologia da linha de golo, porque a UEFA prefere usar muitos árbitros do que as novas tecnologias.

Quanto ao resto do jogo, podemos dizer que Portugal até entrou bem, graças às 6 trocas que Fernando Santos fez em relação ao desafio com o Azerbaijão.

Nas duas grandes oportunidades que Portugal teve, Diogo Jota marcou e colocou a Seleção Nacional a vencer tranquilamente ao fim dos primeiros 45 minutos.

Na segunda metade, os sérvios entraram muito bem e logo no primeiro minuto marcaram por intermédio de Mitrovic, num lance que deixou algumas dúvidas devido à posição de Radonjic.

Mais tarde, Kostic empatou numa transição rápida, que apanhou em contra pé a defensiva nacional, e lançou a festa no banco de suplentes da Sérvia.

Nos minutos seguintes, Portugal apanhou alguns sustos, mas também podia ter marcado, até que no último minuto de descontos, aconteceu o golo que não valeu de Cristiano Ronaldo.

Com este resultado, Portugal continua na liderança do Grupo A, mas com os mesmos 4 pontos da Sérvia, que poderá fazer diferença nas contas finais do apuramento.