Início Mod. colectivas Voleibol

João José convoca 24 atletas para estágio de observação

10

O Selecionador Nacional Feminino, João José, divulgou a pré-convocatória de 24 atletas para um estágio de observação, tendo em vista a escolha das 16 eleitas para a Fase de Apuramento do Campeonato da Europa de 2021, que se disputa em Maio.

De entre as escolhidas, o destaque vai para Marta Hurst e Júlia Kavalenka, as únicas jogadoras que fazem carreira no estrangeiro, respetivamente no Osacc Haro Rioja Volei (Espanha) e no Olimpia Teodora Ravenna (Itália).

De referir ainda, que o clube mais representativo é o Academia de Voleibol Colégio Efanor, com 7 atletas, seguido do Sporing, com 5 jogadoras e o Leixões, com 3 voleibolistas.

Uma referência ainda para o facto dos “grandes” FC Porto e Benfica terem “só”, respetivamente, duas e uma jogadoras.

No final do anúncio, e em declarações ao site oficial da Federação Portuguesa de Voleibol, o técnico principal referiu que “por norma, considero que todos os anos são diferentes, mesmo quando o grupo de trabalho e as competições são as mesmas e este ano não foge á regra; contudo, a pandemia trouxe uma nova situação, à qual a Federação Portuguesa de Voleibol, as seleções e os clubes se estão a tentar ajustar da melhor forma possível de modo a ponderem continuar a trabalhar, competir e alcançar os seus objetivos”.

“Terá que existir um esforço conjunto para que, no pouco tempo que vamos ter de preparação, possamos estar prontos a discutir o apuramento para o Campeonato da Europa e a European Silver League”, acrescentou João José.

Relativamente às atletas escolhidas, o selecionador adianta que “esta é uma pré-convocatória de atletas experientes com outras mais jovens; acreditamos que o grupo deve ser constituído pela maturidade e consolidação vinda da experiência e pela energia própria da juventude”.

“Temos como objetivos a qualificação para a Fase Final do Campeonato da Europa e a presença na Final Four da Silver League; vai ser um calendário apertado onde provavelmente só teremos o grupo de trabalho completo aproximadamente uma semana antes da competição; estamos conscientes do enorme desafio que está por vir, mas confiantes no grupo de trabalho e na sua capacidade de superação, pois os objetivos assim o exigem”, finalizou João José.

Jogadoras Convocadas:

Distribuidoras: Ana Couto e Beatriz Rodrigues (Sporting), Eliana Durão (Leixões) e Ana do Carmo Figueiras (Ginásio Vilacondense)

Jogadoras de campo: Ana Monteiro, Catarina Silva, Gabriela Coelho, Helena Monteiro, Maria Reis Lopes, Mariana Maia, Matilde Calado Rodrigues (Academia de Voleibol Colégio Efanor), Aline Rodrigues, Amanda Cavalcanti, Daniela Loureiro (Sporting), Bárbara Gomes, Joana Resende (FC Porto), Beatriz Bastos, Catarina Moura (Leixões), Neusa Neto (Benfica), Marlene Pereira (Castêlo da Maia), Ana Afonso (Ginásio Vilacondense), Alice Clemente (Fátima), Marta Hurst (Osacc Haro Rioja Voley – Espanha) e Júlia Kavalenka (Olimpia Teodora Ravenna – Itália)

Artigo anteriorSeleção Nacional Sub-20: Nuno Santos convoca 18 atletas para estágio na Maia
Próximo artigoSporting vence Santa Clara e vê o título mais próximo