Início Mod. individuais Automobilismo

SuperCars Endurance anima Península Ibérica a partir de maio

61

A partir do próximo mês de maio (data ainda provisória) a Península Ibérica vai receber o novo SuperCars Endurance, campeonato automobilístico produzido pela GT4 South European Series e peo TCR Ibérico Endurance Series.

Para já, o novo campeonato será composto apenas por 5 corridas (duas em Portugal e três em Espanha), mas os organizadores prometem um formato aliciante, competitivo e técnico.

Em comunicado, a organização refere que esta competição vai “permitir fortalecer as diversas competições ibéricas, quer de âmbito regional, quer nacional, mas também algumas europeias com caráter profissional”.

“Na minha perspetiva, o SUPERCARS Endurance é um «upgrade» às competições em circuito existentes na Península Ibérica; pilotos e equipas podem correr com carros utilizados internacionalmente seguido a respetiva regulamentação técnica, bem como o BOP internacional para este tipo de veículos; será um campeonato internacional, mas sem grandes custos de deslocações adicionais, uma vez que cada fim-de-semana de corridas será de apenas 2 dias, ao contrário do que sucede em campeonatos europeus de referência das mesmas categorias”, referiu Diogo Ferrão, responsável pela Race Ready e pela GT4 South European Series.

Já Paulo Ferreira, promotor do TCR Europa, afirma que “depois de assistirmos à corrida de Jerez, eu e o Diogo Ferrão constatámos que a mesma tinha sido extraordinárias do ponto de vista competitivo; tanto as equipas como os pilotos revelaram andamentos muito similares e vimos que havia ali um grande potencial para a criação de um campeonato com estas duas categorias e que mantivesse uma regulamentação técnica controlada internacionalmente; e foi então que começámos a trabalhar, no sentido de passar da teoria à prática”.

Quanto à competição propriamente dita, podemos referir que estarão envolvidos 28 construtores, com carros exóticos e exuberantes do agrado do público e com igualdade técnica.

Os pilotos (que poderão dividir a condução do carro com um colega ou com um treinador) terão à sua disposição 2 Treinos Livres (20 minutos cada) e 2 Sessões de Qualificação (15 minutos cada), e depois duas corridas com a duração de 45 minutos cada.

CALENDÁRIO DO SUPERCARS ENDURANCE 2021:

1/2 maio – Circuito de Portimão (a prova poderá ser adiada se se realizar o GP Portugal de F1)
5/6 junho – Circuito de Jarama (Espanha)
10/11 julho – Circuito do Estoril
25/26 setembro – Circuito de Valência (Espanha)
6/7 novembro – Circuito de Jerez de La Frontera (Espanha)