Red Bull Rivals 2017: Espanha vence Portugal na batalha de Mundaka

Red Bull Rivals 2017: Espanha vence Portugal na batalha de Mundaka

Ainda antes de passar à acção dentro de água, a equipa de Espanha já dispunha de um ponto de vantagem, conquistado através da votação do público

22
Red Bull Rivals 2017 - Mundaka - Team Espanha

A estreia da primeira edição ibérica do Red Bull Rivals juntou este fim-de-semana em Mundaka, no País Basco espanhol, as formações de Portugal e Espanha. Seis atletas de cada nacionalidade, liderados por duas lendas da modalidade – Tiago Pires e Aritz Aranburu – mostraram que o Surf pode ser um emocionante desporto de equipa. Na onda esquerda mais famosa da Europa, o resultado final deixou em vantagem a formação da casa. A próxima e derradeira ‘batalha’ será em Ribeira d’Ilhas, na Ericeira, assim que as condições do mar o permitam.

Portugal não conseguiu contrariar o favoritismo de Espanha na estreia da primeira edição ibérica do Red Bull Rivals. O arranque desta original competição de Surf por equipas deu-se no último fim-de-semana em Mundaka, no País Basco espanhol. Durante anos palco de uma etapa do circuito mundial de Surf, aquela que é considerada pelos especialistas como a melhor onda esquerda da Europa presenteou os 12 elementos dos dois lados da fronteira com excelentes condições dentro de água. Apesar das baixas temperaturas, o sol brilhou e trouxe até à praia alguns aficionados da modalidade.

Ainda antes de passar à acção dentro de água, a equipa de Espanha já dispunha de um ponto de vantagem conquistado através da votação do público no site oficial do evento. A competição arrancou com um duelo entre os Local Hero Pedro Rua e Illán Urkía, que terminou favorável a Portugal. Os confrontos individuais que se seguiram envolveram as categorias Junior (Henrique Pyrrait contra Iker Amatriain), Weekend Warrior (Mica Lourenço contra Eneko Merino), Girl (Mariana Assis Rocha contra Garazi Sánchez), e a vantagem passou para Espanha.

O ponto alto desta inédita ‘guerra peninsular’ em Surf opôs duas lendas: Tiago Pires e Aritz Aranburu. Com muito em comum, a começar pelo facto de terem sido nos seus países os primeiros a chegar à elite do Surf Mundial e ao circuito WCT, os dois veteranos bateram-se ao mais alto nível. No entanto, a maior experiência de Aranburu nesta onda acabou por falar mais alto e ajudou a cimentar a liderança espanhola. Uma tendência que entretanto Vasco Ribeiro tinha conseguido minimizar ao bater Gony Zubizarreta.

Com uma vantagem de cinco pontos para Espanha, a competição atingiu a sua expressão máxima no confronto colectivo entre as duas formações – com 12 surfistas em acção ao mesmo tempo. Aqui podia ter-se dado a recuperação da equipa lusa, mas a supremacia de ‘nuestros hermanos’ falou mais alto. A vitória final espanhola foi ainda dilatada pelos pontos conquistados com a melhor manobra, a melhor onda e o melhor tubo. Resultado final: Espanha 16 – Portugal 2.

Tiago Pires, o Capitão do Team Portugal, fez no final o balanço desta etapa de estreia do Red Bull Rivals.

“Foi uma jornada emocionante em que nos batemos com todas as nossas forças, mas no fim penso que a maior experiência dos espanhóis na onda de Mundaka pesou. Ainda assim, a nossa motivação continua alta e acredito que podemos sair de Ribeira d’Ilhas vitoriosos”.

Toda a acção foi transmitida em directo (livestreaming) e pode ser revista no site oficial do evento em www.redbull.com/rivals.

A próxima e derradeira etapa do Red Bull Rivals decorre em Ribeira d’Ihas, na Ericeira, assim que se verificarem no local as condições ideais. Até lá, todos os surfistas envolvidos mantêm-se em período de espera.



Team Portugal

* Tiago Pires – CAPITÃO
* Vasco Ribeiro – PRO/AM
* Henrique Pyrrait – JUNIOR
* Mariana Rocha Assis – GIRL
* Mica Lourenço – WEEKEND WARRIOR
* Pedro Rua – LOCAL HERO (substitui Tomás Fernandes)

Team Espanha

* Aritz Aranburu – CAPITÃO
* Illán Urkía – LOCAL HERO
* Gony Zubizarreta – PRO/AM
* Iker Amatriain – JUNIOR (substitui Luis Diaz)
* Garazi Sánchez – GIRL (substitui Ariane Ochoa)
* Eneko Merino – WEEKEND WARRIOR