ParaVolei esteve representado em Peniche na iniciativa ‘Desporto com Bicas’ da FPDD

ParaVolei esteve representado em Peniche na iniciativa ‘Desporto com Bicas’ da FPDD

O Voleibol Sentado realizou uma sessão de demonstração e experimentação, que teve como destinatários alunos e professores, instituições e técnicos

34
Desporto com Bicas 2017 - Peniche - Voleibol Sentado

O ParaVolei esteve representado, através do Voleibol Sentado, no ‘Desporto com Bicas é inclusão’, iniciativa da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) que decorreu hoje na Escola Secundária de Peniche.

O Voleibol Sentado, bem como outras modalidades do Desporto Adaptado (Polybat, Boccia e Goalball), realizaram uma sessão de demonstração e experimentação, que teve como destinatários os alunos e professores da escola, instituições de apoio a pessoas com deficiência e técnicos de desporto do município.

Desporto com Bicas é Inclusão!

O novo projecto da FPDD surge da experiência de dois anos de implementação do projecto ‘Bicas na Escola’, que foi sugerindo a necessidade de uma intervenção mais holística na comunidade onde é realizada a acção, no que diz respeito ao desenvolvimento da prática desportiva para pessoas com deficiência. Neste sentido, a FPDD pretende envolver as escolas, colocando as crianças e jovens com necessidades educativas especiais (NEE) como foco da intervenção, e também os municípios e stakeholders locais.

A estrutura de cada acção dependerá de um diagnóstico prévio, visando o conhecimento da realidade local ao nível da disponibilidade de infraestruturas desportivas, oferta desportiva local pré-existente, nível de envolvimento do município e dos restantes stakeholders locais (como garantia de continuidade no tempo e de sustentabilidade do projecto) e realidade social das pessoas com deficiência ou incapacidade.