Jogos Paralímpicos Rio’2016: IPC impede participação individual de atletas da Rússia

Jogos Paralímpicos Rio’2016: IPC impede participação individual de atletas da Rússia

Depois de lhe ser negado o acesso aos Paralímpicos Rio'2016, o CPR pediu ao IPC que autorizasse a participação de atletas que provassem estar "limpos".

75
Rússia Olímpica

O Comité Paralímpico Internacional (IPC) afirmou, esta 5ª Feira, que não vai permitir a participação individual dos atletas russos nos Jogos Paralímpicos Rio’2016, que começam na próxima 4ª Feira, no Rio de Janeiro.

Recorde-se que depois de lhe ser negado o acesso aos Jogos Paralímpicos Rio’2016 (devido ao escândalo dos casos de doping), o Comité Paralímpico da Rússia pediu ao IPC que autorizasse a participação de atletas que provassem estar “limpos”.

Estes atletas participariam a nível particular, sob a bandeira do Comité Paralímpico Internacional, mas o organismo não aceitou, tal como já tinha feito o TAS (Tribunal Arbitral do Desporto) ao rejeitar uma petição do Comité Paralímpico Russo.

Mesmo com todos estes cuidados, Xavier Gonzalez, director do IPC, afirmou que “se o Comité Paralímpico da Rússia demonstrar que no futuro poderá cumprir o código antidoping com eficácia e sem nenhuma interferência, o IPC ficará contente por dar novamente as boas vindas aos atletas russos, que voltarão às competições por nós organizadas”.

Esta é a 2ª competição multi-desportiva em que a Rússia está impedida de participar, depois de lhe ter acontecido o mesmo nos Jogos Olímpicos, mas aí alguns atletas conseguiram contornar a situação e entraram em várias competições.