II Encontro de Boccia Sénior da APCC só teve vencedores

II Encontro de Boccia Sénior da APCC só teve vencedores

a Bocciateca da APCC de Coimbra, o 1º centro de recursos da modalidade criado em Portugal, disponibiliza equipamentos desportivos e outros materiais.

60
II Encontro Boccia Sénior APCC Coimbra

Cerca de três dezenas de utentes do Lar Integrado da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), do Centro de Dia do Ateneu de Coimbra, do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Condeixa-a-Nova e da Residência Cristo Redentor da Fundação ADFP participaram ontem (29 de Novembro) no II Encontro de Boccia Sénior da APCC.

Em equipas mistas e divididos por três campos de jogo, realizaram algumas partidas, não sem algum espírito competitivo, mas sobretudo com grande vontade de fazer o seu melhor. A iniciativa permitiu a muitos retomar o contacto e a outros até estrear-se numa modalidade desportiva da qual podem retirar grandes benefícios.

O boccia sénior, além de contribuir para manter um estilo de vida activo, permite conservar a capacidade funcional e autonomia física, bem como melhorar a mobilidade articular, a força muscular e a motricidade fina. Tem também vantagens ao nível da capacidade de concentração, do equilíbrio, da coordenação motora e da própria capacidade intelectual.

A prática do boccia por idosos promove ainda uma competição saudável, que permite aumentar a sensação de bem-estar e auto-estima e combater o isolamento e inícios de depressão, sendo um desporto simples de aprender.

O II Encontro de Boccia Sénior, que se realizou no Pavilhão do Clube de Futebol União de Coimbra, serviu ainda para divulgar a Bocciateca da APCC – o primeiro centro de recursos da modalidade a ser criado em Portugal – através da qual são disponibilizados equipamentos desportivos e demais materiais.

As instituições interessadas em fomentar o boccia sénior entre os seus utentes e nas suas dependências podem contactar a Bocciateca (através do mail desporto@apc-coimbra.pt) para o empréstimo dos kits para a prática da modalidade, bem como outro tipo de apoio/formação que possa ser necessário. O objectivo é estabelecer um programa estruturado para a prática da modalidade, aliando actividades desportivas, de lazer e de competição.

A Bocciateca da APCC foi um dos projectos distinguidos na edição de 2015 do Prémio BPI Séniores, que reconhece e apoia projectos que promovam a melhoria da qualidade de vida e o envelhecimento activo de pessoas com idade superior a 65 anos.

O boccia é uma modalidade mista dirigida, na sua vertente competitiva, a pessoas com deficiências motoras graves, mas que pode também ser praticada enquanto actividade de lazer. Foi introduzida em Portugal em 1993, durante um curso organizado pela APCC, que desde o ano seguinte participa regularmente com atletas em competições nacionais e internacionais.





PARTILHAR