Futebol: Que distância percorreu o meu jogador favorito?

Futebol: Que distância percorreu o meu jogador favorito?

131

Qualquer adepto de futebol que se preze já viu (e certamente reviu) na televisão inúmeros jogos, quer da sua equipa, quer dos adversários e até de outras formações que nada têm a ver com o clube do coração. Durante as transmissões televisivas desses encontros é frequente aparecerem várias estatísticas que dão ao telespectador uma “leitura do jogo”.

Os dados estatísticos mais frequentes são o número de remates, as faltas cometidas e sofridas, os pontapés livres directos, os pontapés de canto, os penaltis e os número de cartões que cada equipa já recebeu. Mais recentemente, nas mesmas estatísticas é frequente aparecer o tempo da posse de bola (e respectiva percentagem) de cada formação e o número de Km que cada jogador (ou equipa) percorreu.

Ao ver estes dados, o espectador deve-se ter questionado sobre a forma como é feita a leitura dos mesmos. Será que cada jogador tem um chip ou um sensor? Será que o relvado tem “captadores” de movimentos? Será que estão espalhados pelo campo vários detectores de movimento, que permitam fazer uma leitura mais ou menos das distâncias percorridas?

Não! Nada disso! A forma como é feita essa leitura é de fácil explicação: antes de cada jogo começar é colocado no topo das bancadas situadas por trás das balizas uma câmara de vídeo digital. Essa câmara tem que ser colocada num local bem alto e amplo, pois ela terá que captar todo o campo, sem qualquer falha. Geralmente, este sistema só é utilizado em campos modernos, que têm bancadas altas e cobertas, de modo a poder “pendurar” as câmaras nas coberturas, pois este é o local ideal para a captação de todo o campo de jogo.

Estas câmaras são depois ligadas a um computador (normalmente são utilizados portáteis) que tem instalado um software especial, um programa que calcula a distância percorrida por cada jogador e por cada equipa, tendo como base as imagens e as dimensões totais do campo.

Este software foi criado pelo cientista e informático sueco Bjorn Ekblom e desenvolvido pelos engenheiros da Alma Software, empresa britânica especializada em criação e desenvolvimento de programas de captação e medição de imagens e movimentos.

Agora, depois de ler este artigo e quando estiver a ver um jogo de futebol irá certamente lembrar-se do Sr. Ekblom e de todos aqueles que trabalham para nos dar um pouco mais de informação sobre esse desporto tão espectacular que é o futebol.

PARTILHAR