Flamengo é o campeão da Copa Libertadores, nas redes sociais

Flamengo é o campeão da Copa Libertadores, nas redes sociais

Com 20% (17,3 milhões) do total de seguidores, o Flamengo é o clube com maior presença digital entre os participantes da actual edição da Copa Libertadores

14
Social Media Report da iGoal para a Copa Libertadores 2017

O Social Media Report traz o levantamento da presença nas redes sociais dos 32 clubes participantes da mais tradicional e importante competição da América do Sul. São 85 milhões de fãs, divididos entre as principais redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e Youtube).

Com 62% do total, o Facebook consolida-se como a plataforma mais seguida e o You Tube apresenta os menores números para todos os participantes. Quatorze dos 32 clubes têm mais de 1 milhão de seguidores.

Flamengo tem a maior presença digital

Com participação de 20% (17,3 milhões) no total de seguidores, o Flamengo apresenta-se como o clube com maior presença digital entre os participantes da actual edição da Copa Libertadores. A liderança em 3 das 4 redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram), assim como a diferença de mais de 6 milhões de seguidores para o segundo colocado evidenciam o domínio da equipa brasileira e tornam indiscutível o seu 1º lugar no ranking.

Infográfico: http://bit.ly/2m9GTaD – Relatório Completo: http://bit.ly/2m9GsNw

Domínio brasileiro

Os clubes brasileiros dominam o top-10 com 7 aparições. O número de seguidores dos 8 clubes do país representa 60% (51 milhões) do total. Além do líder Flamengo, destaques para o Palmeiras, que possui o canal com mais inscritos no Youtube (529 mil) e para a 6ª posição geral da Chapecoense (5,6 milhões), debutante na competição continental e à frente de clubes como Grémio, Atlético Mineiro e Botafogo.

Colômbia e Equador superam a Argentina

Na média de seguidores por país, Colômbia e Equador aparecem, respectivamente, em segundo e terceiro lugares. Colombianos impulsionados pelo número de seguidores de Atlético Nacional, 3º no ranking geral (8,1 milhões), e equatorianos pelos seguidores do Barcelona de Guayaquil, 8º no ranking geral (4,7 milhões).

A Argentina apresenta a 4ª maior média de seguidores por país, demonstrando o contraste entre a grande presença digital do River Plate, 2º no ranking geral (10,9 milhões), e o baixo número de seguidores de outros clubes argentinos como Godoy Cruz, Atlético Tucumán e Lanús, todos com menos de 200 mil seguidores.

A importância da comunicação nas redes sociais

Para Pedro Ambar, Director de Negócios da iGoal, “a presença online dos clubes de futebol é imprescindível para o atendimento das necessidades dos consumidores que estão, a cada dia, mais presentes no ambiente digital e que se expressam através das suas redes sociais. A geração de conteúdo de qualidade potencializa o relacionamento entre clubes e fãs, gerando mais interacção, engajamento e novas oportunidades de negócio”.