FIA Rallycross 2016: Peugeot Hansen atrasa-se em Estering, coloca pressão em Rosario

FIA Rallycross 2016: Peugeot Hansen atrasa-se em Estering, coloca pressão em Rosario

Após a corrida disputada em Estering (Alemanha) no passado fim-de-semana, o Team Peugeot Hansen irá colocar toda a pressão em Rosario (Argentina)

91
Team Peugeot Hansen - FIA Rallycross 2016 - Estering

Será em Rosario (Argentina), a 27 de Novembro próximo, na jornada final do Campeonato do Mundo FIA de Rallycross, que se jogará o título de Campeão do Mundo por Equipas. Após a corrida disputada em Estering (Alemanha) no passado fim-de-semana, o Team Peugeot Hansen irá colocar toda a pressão na América do Sul.

Vencedor em Riga, há duas semanas, Sébastien Loeb não esteve em condições de repetir o feito no circuito alemão de Estering. O campeão francês ficou-se pela Meia-Final, tal como o seu colega de equipa Timmy Hansen. Apesar de contarem com uma boa velocidade de ponta, os PEUGEOT 208 WRX não conseguiram transformá-la em resultados na pista e nas complicadas condições encontradas em Estering. Em consequência de um fim-de-semana infelizmente longe das suas expectativas, o Team Peugeot Hansen concedeu um atraso de 17 pontos para o líder do Campeonato.

Na formação Peugeot Hansen Academy, no primeiro dia, Davy Jeanney mostrou, uma vez mais, estar muito à vontade na pista em que se impôs no ano passado. No Domingo, foi o seu colega de equipa, Kevin Hansen, quem tomou as rédeas. O Campeão da Europa integrou a Final e ficou no limiar do pódio.

Comentários

Kenneth Hansen, Director de Equipa
“Estering é uma pista muito especial, que reserva muitas surpresas. Tivemos um fim-de-semana difícil. Em algumas mangas, chegámos a ver três, mesmo quatro, viaturas em luta cerrada. Penso que tínhamos uma boa velocidade de ponta, mas infelizmente não conseguimos chegar aos lugares da frente. Perdemos pontos para a Audi, mas não baixamos os braços. Estamos agora já com os olhos postos na Argentina, onde iremos dar o nosso melhor para mantermos o nosso título”.

Sébastien Loeb (PEUGEOT 208 WRX #9, Team Peugeot Hansen)
“Este não foi um fim-de-semana excepcional, pois não consegui chegar à Final. Este não era, claramente, o cenário ideal. Fiz várias asneiras durante a minha Meia-Final. A primeira curva confirmou ser muito traiçoeira. Deixei-me empurrar em algumas ocasiões e perdi várias posições. Faltou-nos um pouco de performance, neste fim-de-semana tão complicado”.

Timmy Hansen (PEUGEOT 208 WRX #21, Team Peugeot Hansen)
“Teria sido possível estarmos na luta pela vitória, mas por vezes a pista de Estering é mistério! Isso não justifica aquilo que sucedeu, mas nunca estivemos em condições de obter o resultado que eu imaginava. Vamos dar o nosso máximo na Argentina!”.

Kevin Hansen (PEUGEOT 208 WRX #71, Peugeot Hansen Academy)
“É agradável voltar ao Campeonato do Mundo. O primeiro dia foi delicado, mas a partir do warm-up de Domingo senti que a situação estava a evoluir. Isso acabou por se confirmar, pois terminei em 3º lugar na Q3 e em 2º na Q4. Na Meia-Final ataquei forte, para terminar no top-3. Na Final não sei bem o que se passou! A primeira curva foi totalmente louca! Bateram-me e acabei por terminar em 4º pela segunda vez. Com dois quartos lugares e um título europeu, só posso estar satisfeito com a minha temporada”.

Davy Jeanney (PEUGEOT 208 WRX #17, Peugeot Hansen Academy)
“Penso que tínhamos a velocidade suficiente na Qualificação, mas as partidas mudaram tudo e esta primeira curva revelou-se muitas vezes decisiva. Na Meia-Final, tive problemas com o motor, que falhava. Tentei cortar a corrente, voltar a pô-lo a trabalhar, etc. Ao mesmo tempo, fui dobrado duas vezes com bandeiras amarelas, o que é suposto ser interdito. Teoricamente, teria podido estar à partida para a Final, mas não foi o caso, sendo verdadeiramente lamentável. Senti prazer ao longo de todo o fim-de-semana, mas apenas posso estar desiludido com o resultado final”.

Classificações

Campeonato do Mundo FIA de Ralicross, 11ª jornada (Estering – Alemanha)
1º Kevin Eriksson (Olsbergs MSE, Ford Fiesta ST)
2º Petter Solberg (Petter Solberg World RX Team, Citroën DS 3)
3º Andreas Bakkerud Hoonigan Racing Division, Ford Focus RS)
4º Kevin Hansen Peugeot Hansen Academy, PEUGEOT 208 WRX)
5º Mattias Ekström (EKS, Audi S1)
6º Johan Kristofferson (VW RX Sweden, VW Polo)

Campeonato de Pilotos (após 11 jornadas)
1º Mattias Ekström (EKS, Audi S1) 251 pontos
2º Petter Solberg (Petter Solberg World RX Team, Citroen DS3), 221
3º Johan Kristofferson (Volkswagen RX Sweden, Volkaswagen Polo), 217
4º Andreas Bakkerud (Hoonigan Racing Davision, Ford Focus RS), 210
5º Sébastien Loeb (Team Peugeot Hansen, PEUGEOT 208 WRX), 194
6º Timmy Hansen (Team Peugeot Hansen, PEUGEOT 208 WRX), 174

Campeonato de Equipas
1º EKS, 385 pontos
2º Team Peugeot-Hansen, 368
3º Volkswagen RX Sweden, 283