Agenda (18 e 19 Mar): Estrada, BTT e escolas na ementa velocipédica...

Agenda (18 e 19 Mar): Estrada, BTT e escolas na ementa velocipédica da semana

O próximo fim-de-semana contará com 5 provas dos calendários nacional e internacional, nas vertentes Estrada, BTT e Escolas, juntando mil corredores

33
Federação Portuguesa de Ciclismo

O próximo fim-de-semana velocipédico contará com cinco provas dos calendários nacional e internacional, nas vertentes de estrada, BTT e escolas, juntando cerca de mil corredores.

O pelotão profissional e sub-23 continua um início de época de grande intensidade competitiva, disputando, no Domingo, a Clássica Primavera, na Póvoa de Varzim. A prova de 145 quilómetros inicia-se às 11h00 na Esplanada do Carvalhido, terminando no mesmo local cerca das 14h30.

Os corredores vão ultrapassar sete vezes um circuito de 20,5 quilómetros, que inclui a subida ao monte S. Félix, uma curta rampa de empedrado, grande oportunidade para os homens menos rápidos tentarem evitar o triunfo dos sprinters.

No mesmo dia, o Cabeço da Urra, Pampilhosa da Serra, acolhe a segunda prova pontuável para a Taça de Portugal de Downhill (DHI). A manga de qualificação está marcada para as 11h00 e a final disputa-se às 14h00.

O DHI de Pampilhosa da Serra é uma corrida de classe 1 internacional, atraindo dezenas de corredores estrangeiros. Cerca de um terço dos 170 inscritos até ao momento são oriundos de Andorra, Bélgica, Espanha, França, Grã-Bretanha, Itália, Polónia e Suíça.

Também na vertente de BTT, mas na disciplina de maratona, Domingo é o dia de arranque da Taça Cyclin’Portugal, em Melgaço. A prova minhota conta já com cerca de 350 inscritos de competição. A partida será dada às 9h30, no centro da localidade, sítio onde acontecerá também a chegada.

Os corredores masculinos até master 45 vão fazer o percurso maior, 90 quilómetros, com um acumulado de 2646 metros. As femininas, os paraciclistas e os masters a partir de 50 anos vão pedalar na maratona de 67,5 quilómetros com 2094 metros de acumulado.

Outra Taça de Portugal que arranca no próximo Domingo é a Taça de Portugal de Júniores, na vertente de estrada. O pelotão jovem nacional vai encontrar-se em Alcobaça para os primeiros 111,9 quilómetros da temporada. A partida está marcada para as 11h00, prevendo-se a chegada cerca das 14h00.

As escolas de ciclismo da região Norte/Centro têm o primeiro Encontro Inter-Regional do ano, igualmente no Domingo, na localidade de Fogueira, freguesia de Sangalhos, concelho de Anadia. O início será às 10h00.

Mais eventos Oficiais

18 de Março
* 14h30: Taça de Setúbal de BMX Race

19 de Março
* 9h00: Passeio BTT de Andrães, Vila Real
* 9h00: 5º Passeio Preparação da Época, Castelo da Maia
* 9h00: 6º Prémio Juvenil de Setúbal
* 10h00: Taça de BTT da Ilha Terceira, Açores
* 10h00: XC das Sete Cidades, Ponta Delgada, Açores