CNUS’s 2016: Técnico de volta no Corfebol Olímpico

CNUS’s 2016: Técnico de volta no Corfebol Olímpico

118

Realizaram-se este Sábado (23 de Abril), os jogos da última modalidade colectiva em competição nos Campeonatos Nacionais Universitários 2016 de Lisboa. Em campo estiveram 10 equipas provenientes de três clubes distintos (Universidade Nova, Associação Académica da Universidade de Aveiro e Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico) na luta pelo ouro no Corfebol.

A Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) acabou por dominar a jornada desportiva do Corfebol ao ocupar, com as equipas 1 e 2, os primeiros lugar do Campeonato Nacional Universitário. Na terceira posição ficou a formação 1 da Associação Académica da Universidade de Aveiro e em quarto a Universidade Nova, vencedora de 2015. No historial do Corfebol universitário a AEIST já foi campeã por 4 vezes e a Nova 1.

O campeonato universitário da única modalidade mista (equipas compostas por homens e mulheres) foi seguido com particular atenção por alguns dos maiores representantes do Corfebol português, nomeadamente a seleccionadora nacional da equipa sénior, Isabel Teixeira, e o Presidente do Conselho de Arbitragem Portuguesa, Ton Van der Weerd. O Presidente da Federação Portuguesa de Corfebol, Mário Almeida, que entregou o troféu aos novos campeões salientou que sem “Desporto Universitário o Corfebol seria uma modalidade incompleta, porque muito do crescimento das equipas tem por base o mundo académico”.

Este Domingo (24 de Abril), vive-se o último dia dos Campeonatos Nacionais Universitários de Lisboa, com a competição de Taekwondo nas vertentes técnica e de combate para mulheres e homens. De entre os cerca de 90 inscritos destaque para o atleta olímpico Rui Bragança, Campeão Universitário pela Associação Académica da Universidade do Minho (- 63Kg) e Medalha de Prata nas Universíadas de Verão, em 2015.

O CNU directo desta modalidade realiza-se a partir das 10 horas no Pavilhão Desportivo do Casal Vistoso, em Lisboa. De 2015, a Associação Académica da Universidade do Minho traz 8 campeões nacionais e a Associação da Universidade da Beira Interior um.

Durante oito dias a nata do desporto universitário concentrou-se em Lisboa para as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários de 2016. Pela primeira vez em 26 anos, a capital preparou-se para receber perto de 2500 pessoas vindas de todos os cantos de país, Açores incluído.

Entre atletas, dirigentes, árbitros, comissão organizadora, federações, parceiros institucionais, voluntários e comunicação social, todos desempenharam um papel fundamental num puzzle que tem visibilidade maior no ouro que os estudantes-atletas alcançam e lhes dá acesso directo aos Jogos Europeus Universitários da Croácia, em Julho 2016.

Consulte os horários e locais de competição na página Modalidades do site oficial da FADU – Federação Académica do Desporto Universitário.

PARTILHAR