Volta a Portugal do Futuro 2016: Etapa louca em Terras de Sicó

Volta a Portugal do Futuro 2016: Etapa louca em Terras de Sicó

Xuban Errazkin (19 anos), a fazer o 1º ano nos Sub-23, alcançou nas Terras de Sicó a primeira vitória da carreira depois de completar os 138,6 Km da etapa.

366

O basco Xuban Errazkin (Café Baque) venceu, em Condeixa-a-Nova, a etapa inaugural da 24ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros, competição que começou esta Quinta-feira (14 de Julho). O corredor de apenas 19 anos, a fazer o primeiro ano no escalão Sub-23, alcançou nas Terras de Sicó a primeira vitória da carreira depois de completar os 138,6 Km da primeira etapa que começou em Soure.

“Foi uma etapa louca, com ataques contínuos, e num desses momentos formou-se uma fuga muito perigosa”, contou o jovem no final para, logo depois, enaltecer o trabalho da equipa.

“Conseguimos contrariar o ataque e foi perfeito. Nos últimos 20 quilómetros conseguimos inverter a situação. Com a meta à vista consegui ganhar alguma vantagem e vencer”.

Além de vestir a primeira Amarela Liberty Seguros da prova, Xuban Errazkin lidera a classificação da juventude, Camisola Branca RTP e a classificação por pontos, Camisola Kia.

Ataques e calor marcaram etapa

A Volta a Portugal para o escalão Sub-23 começou em Soure com 94 corredores em representação de 13 equipas. O calor foi uma das marcas da etapa, com os termómetros nos carros das equipas a marcaram 35 graus em determinados pontos do percurso. O outro constante da tirada foram os múltiplos ataques ao longo de quase toda a tirada. Nos quilómetros finais evidenciou-se o espanhol Errazkin, e o norueguês Erlend Sor (Caja Rural) que primeiro cruzaram a linha de chegada em Condeixa-a-Nova à frente de Luís Gomes (Liberty Seguros) que envergou a Camisola da Montanha Delta Cafés por ganhar a principal contagem do dia.

2ª Etapa (15 de Julho 2016: Penela – Oliveira de Azeméis | 145 Km

Esta Sexta-feira, Penela será o ponto de partida para os 145 quilómetros que vai levar a 24ª Volta Portugal do Futuro Liberty Seguros até Oliveira de Azeméis. A partida da segunda e mais longa tirada da competição está marcada para as 12h. As Metas Volantes estão instaladas em Soure, Montemor-o-Velho e Águeda. A seis quilómetros da chegada, o pelotão terá ainda de enfrentar um Prémio de Montanha de 4ª categoria. Habituada a grandes emoções, a Avenida D. Maria I, em Oliveira de Azeméis, será palco do desfecho desta segunda etapa da Volta Sub-23, cerca das 16h.