Volta a Portugal do Futuro 2016: Colombianos dominam a 3ª Etapa

Volta a Portugal do Futuro 2016: Colombianos dominam a 3ª Etapa

O domínio colombiano na 3ª etapa ficou traduzido pela conquista da Amarela, da Camisola Castanha Cafés Delta e do Prémio da Montanha para Armando Ortega.

305

Miguel Florez venceu, este Sábado, em Boticas, a terceira etapa da 24ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros e tornou-se o novo líder da competição Sub-23. O colombiano da Boyaca – Raza de Campeones ganhou vantagem na subida para o último Prémio de Montanha de 1ª categoria, a pouco mais de 16 quilómetros da meta, sendo acompanhado pelo companheiro de equipa Enrique Rodriguez, que foi segundo na etapa. Os dois primeiros terminaram, em Boticas, 56 segundos à frente de um primeiro grupo. O pelotão com o anterior Camisola Amarela, Luís Gomes (Liberty Seguros/Carglass), chegou com atraso de quase minuto e meio.

Os colombianos dominaram esta penúltima etapa colocando homens nos lugares chave sobretudo na parte final.

“Tínhamos estabelecido que iríamos trabalhar para pressionar a Liberty Seguros e obrigá-los a perseguir a fuga. Eu e o meu colega, Enrique Rodriguez, aproveitámos a última subida para testar as capacidades do líder [Luís Gomes] e de outros corredores. Conseguimos ganhar diferença e chegar isolados à meta para ganhar a Camisola Amarela”, explicou Miguel Florez, o novo comandante de 19 anos, natural do estado colombiano de Boyaca que dá nome à equipa. Além de chegar à Amarela, Florez passou a liderar também o Prémio da Juventude, Camisola Branca RTP.

A faltar um dia para finalizar a competição, o líder acredita que ele ou algum dos seus companheiros vai conseguir vencer a 24ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros, uma vez que há muitos trepadores na equipa e a derradeira etapa é particularmente difícil.

O domínio colombiano na etapa ficou traduzido, para além da conquista da Amarela, na Camisola Castanha Cafés Delta do Prémio da Montanha, que passou a pertencer a Armando Ortega. A Camisola Vermelha KIA dos Pontos é a única que sai da posse dos jovens colombianos e é envergada pelo espanhol Juan Lopez (Café Baque).

4ª Etapa (17 Julho 2016): Boticas – Montalegre (Serra do Larouco) | 119,4 Km

Os últimos 119,4 quilómetros da 24ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros vão começar no Nordeste Transmontano, este Domingo, às 12h20, em Boticas, com destino à Serra do Larouco, em Montalegre. A chegada vai coincidir com um Prémio de Montanha de 1ª categoria, repetindo a meta ali instalada em 2014. Até atingir o cume dos 1525 metros da Serra do Larouco, o segundo ponto mais alto de Portugal Continental, o pelotão vai enfrentar um Prémio de Montanha de 3ª categoria em Alturas do Barroso, e mais dois de 2ª categoria em Fafião e Xertelo.

As Metas Volantes estão instaladas em Salamonde e na vila de Montalegre, antes do início da subida final. Pouco antes das 16h, as atenções estarão voltadas para a Serra do Larouco, trono onde será coroado o vencedor 2016 da Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros.