Volta a Portugal (Cadetes) 2016: Rodrigo Caixas foi o mais forte no...

Volta a Portugal (Cadetes) 2016: Rodrigo Caixas foi o mais forte no Monte Crasto

Rodrigo Caixas assumiu hoje o comando da Volta a Portugal de Cadetes, impondo-se na primeira etapa, 63,5 quilómetros entre Oliveira de Azeméis e Anadia.

469

Rodrigo Caixas (LA Alumínios/SGR Ambiente/CCA Paio Pires) assumiu hoje o comando da Volta a Portugal de Cadetes Liberty Seguros, impondo-se na primeira etapa, 63,5 quilómetros entre Oliveira de Azeméis e Anadia.

Disputada sob um calor intenso, com temperaturas a aproximarem-se dos 40 graus, a etapa terminou com um entusiasmante sprint entre o grupo restrito dos corredores que conseguiram manter-se no pelotão da frente.

A recta da meta, na curta mas íngreme subida do Monte Crasto, revelou um Rodrigo Caixas em clara superioridade sobre os adversários. Cortou a meta ao fim de 1h42m54s, deixando os rivais mais próximos, Guilherme Mota (Tormetais/Marrazes/Ecosprint) e Wilson Esperança (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), a 2 segundos. Não havendo bonificações, a geral individual está ordenada da mesma forma.

“Foi um dia muito difícil, com um calor terrível. Não conhecia esta chegada, que é muito dura. Ataquei na última curva e ninguém me respondeu. Estou muito feliz. Agora quero levar a camisola amarela até ao final”, disse o vencedor, após cortar a meta.

Além da camisola amarela, Rodrigo Caixas é o primeiro na classificação por pontos. António Ferreira (Moreira Congelados/Feira/Bicicletas Andrade) é o melhor trepador e Vicent Martí (Gandia/Renaut Ginestar) é o cadete de primeiro ano mais bem colocado.

Amanhã corre-se a segunda etapa, ao longo de 82,7 quilómetros, desde a Figueira da Foz até à sede do Alcobaça Clube de Ciclismo. A segunda etapa é também designada Troféu Timóteo de Matos, homenageando o histórico dirigente do ciclismo alcobacense.

Classificação – 1ª Etapa: Oliveira de Azeméis – Anadia, 63,5 km

1º Rodrigo Caixas (LA Alumínios/SGR Ambiente/CCA Paio Pires), 1h42m54s
2º Guilherme Mota (Tormetais/Marrazes/Ecosprint), a 2s
3º Wilson Esperança (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), mt
4º Diogo Gonçalves (Mato Cheirinhos/Liberty Seguros/Vila Galé), mt
5º Daniel Lopes (Sporting/Tavira/Formação Eng. Brito da Mana), a 5s
6º Rúben Simão (Sporting/Tavira/Formação Eng. Brito da Mana), mt
7º Afonso Silva (Mato Cheirinhos/Liberty Seguros/Vila Galé), mt
8º Renato Costa (Seissa/MGB Bikes/Matias e Araújo/Frulact), a 8s
9º Aitor Arroyo (Gandia/Renaut Ginestar), mt
10º Vicent Martí (Gandia/Renault Ginestar), a 12s