Volta a Portugal de Cadetes 2016: João Carvalho vence 2ª etapa, João...

Volta a Portugal de Cadetes 2016: João Carvalho vence 2ª etapa, João Afonso comanda

João Carvalho e Pedro Silva discutiram o triunfo ao sprint e cortaram a meta por aquela ordem. O terceiro, a 8 segundos, foi Rodrigo Silva.

489

A segunda etapa da Volta a Portugal de Cadetes Liberty Seguros, hoje disputada ao longo de 82,7 quilómetros, entre a Figueira da Foz e Alcobaça, foi ganha por João Carvalho (Viseu 2001/AM Póvoa das Quartas) e levou João Afonso (CC Barcelos/AFF/Orbea Onda) ao comando da geral individual.

O calor e o percurso com alguma ondulação seleccionaram os melhores. Depois de constantes ataques e respostas do pelotão, foi já na fase final que nove corredores conseguiram destacar-se. Entraram adiantados nos últimos 5 quilómetros, mas o sobe-e-desce daí até à meta foi deixando alguns para trás.

O duro quilómetro final, que incluiu sectores com dez por cento de inclinação, fez a última triagem. João Carvalho e Pedro Silva (Seissa MGB Bikes/Matias e Araújo Frulact) discutiram o triunfo ao sprint e cortaram a meta por aquela ordem. O terceiro, a 8 segundos, foi Rodrigo Silva (ACDC Trofa).

João Afonso foi o quarto classificado, com o mesmo tempo do terceiro. Este resultado levou-o ao topo da geral individual. Vai partir amanhã para a terceira e última etapa – 59,3 quilómetros, entre as Caldas da Rainha e Torres Vedras – com 4 segundos de margem sobre o adversário mais direto, Pedro Silva. O terceiro, a 9 segundos, é Rodrigo Caixas (LA Alumínios/SGR Ambiente/CCA Paio Pires), anterior camisola amarela. Até ao décimo, as diferenças não ultrapassam os 20 segundos, esperando-se uma tirada emocionante para fechar a Volta.

Por equipas comanda o Mato Cheirinhos/Liberty Seguros/Vila Galé, Pedro Silva é o melhor jovem, o vencedor da tirada deste Sábado comanda por pontos e António Ferreira (Moreira Congelados/Feira/Bicicletas Andrade) veste a camisola de melhor trepador.

As etapas da Volta a Portugal de Cadetes Liberty Seguros homenageiam personalidades do ciclismo da região onde decorre cada tirada. A primeira etapa foi designada Troféu Alves Barbosa, a segunda foi dedicada ao dinamizador do ciclismo alcobacense Timóteo de Matos e a terceira será o Troféu Joaquim Agostinho.

Classificações

2ª Etapa: Figueira da Foz – Alcobaça, 82,7 km
* 1º João Carvalho (Viseu 2001/AM Póvoa das Quartas), 2h03m52s
* 2º Pedro Silva (Seissa/MGB Bikes/Matias e Araújo/Frulact), mt
* 3º Rodrigo Silva (ACDC Trofa), a 8s
* 4º João Afonso (CC Barcelos/AFF/Orbea/Onda), mt
* 5º Luís Cabral (Selecção dos Açores), a 10s

Geral Individual
* 1º João Afonso (CC Barcelos/AFF/Orbea/Onda), 3h47m36s
* 2º Pedro Silva (Seissa/MGB Bikes/Matias e Araújo/Frulact), a 4s
* 3º Rodrigo Caixas (LA Alumínios/SGR Ambiente/CCA Paio Pires), a 9s
* 4º Guilherme Mota (Tormetais/Marrazes/Ecosprint), a 11s
* 5º Wilson Esperança (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), mt