Volta a Portugal 2016: Júnior João Almeida vence em Braga

Volta a Portugal 2016: Júnior João Almeida vence em Braga

O campeão de júniores, João Almeida (Bairrada), deu hoje seguimento à época excepcional que está a viver, impondo-se, em Braga, na 1ª etapa da Volta.

662

O campeão nacional de júniores, João Almeida (Bairrada), deu hoje seguimento à época excepcional que está a viver, impondo-se, em Braga, na primeira etapa da Volta a Portugal de Júniores Liberty Seguros. O corredor natural das Caldas da Rainha impôs-se em solitário ao cabo dos 108,6 quilómetros que, sob calor intenso, ligaram São João de Ver a Braga.

João Almeida integrou a principal fuga do dia, formada por oito corredores, quando estavam percorridos cerca de 50 quilómetros. O campeão nacional de fundo e de contra-relógio não gostou da companhia e, a quilómetro e meio do fim, isolou-se para cortar a meta sozinho. Seguiram-se dois corredores da RH+ Polartex-Fundación Contador, Tomeu Gelabert, a 6 segundos, e Alejandro Ropéro, a 7 segundos.

“Vinha na fuga e ataquei na última subida. Tenho como objectivo levar a camisola amarela até ao final. Conto com os meus companheiros de equipa para essa tarefa. Aliás, a equipa unida que tenho é o segredo das vitórias que conquistei neste ano”, afirmou o camisola amarela.

A Volta a Portugal de Júniores não tem bonificações, pelo que a classificação geral replica a classificação da etapa. João Almeida junta a camisola dos pontos à amarela. A Bairrada comanda por equipas. O espanhol Tomeu Gelabert é o melhor trepador e Pedro Lopes (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), quarto da geral, é o primeiro entre os júniores de primeiro ano.

A segunda etapa corre-se nesta Sexta-feira, levando a caravana de Vila Verde até Fafe, ao longo de 88 quilómetros. Esta tirada designa-se Troféu Peixoto Alves, homenageando o corredor minhoto, depois de a ligação de hoje ter lembrado Joaquim Sousa Santos.

Classificações – 1ª Etapa e Geral Individual

1º João Almeida (Bairrada), 2h52m14s (Média: 37,832 km/h)
2º Tomeu Gelabert (RH+ Polartex/Fundación Contador), a 6s
3º Alejandro Ropéro (RH+ Polartex/Fundación Contador), a 7s
4º Pedro Lopes (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), mt
5º Daniel Viegas (Bairrada), a 15s
6º José Carlos Amil (Selecção da Galiza), a 24s
7º Fábio Silva (Escola Ciclismo Carlos Carvalho), a 1m14s
8º Hugo Garcez (ACDC Trofa), a 1m23s
9º André Rafeiro (Bairrada), mt
10º Diogo Ferreira (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense), mt